Mensagem Sobre Elogio

Todas as pessoas gostam de receber elogios, afinal quando resolvem engrandecer e/ou enaltecer nossas melhores virtudes, e as maiores qualidades, tudo fica diferente.

Elogiar é um ato de motivação as pessoas, este método é muito utilizado no meio educacional, pois ao elogiar se ajuda a aumentar a auto estima ou então corrigir problemas passados. Quando falamos em ambiente de trabalho funciona quase da mesma forma que no meio da educação, a diferença é que quando um funcionário recebe elogios públicos sobre seu desempenho e o quão ele faz bem para a empresa.

Poder do Elogio

Poder do Elogio

Como vimos elogiar faz bem, principalmente ao ego de quem recebe o elogio, algumas pessoas dizem que elogiar é uma forma de massagear o ego, então se seu desejo é enaltecer, engradecer e/ou massagear o ego de alguém, não tenha medo, elogie. O elogio pode abrir portas!

Os Problemas Com Os Elogios

Cuidado com a quantidade de elogios que você difere à alguém, existem alguns problemas quando se elogia demais. O primeiro é muito conhecido por todos:

Aumento do Ego

Quando se fala elogios a alguém, normalmente se está buscando valorizar o trabalho ou o esforço que essa pessoa está fazendo, seja quando está estudando ou no trabalho. Porém se deve tomar muito cuidado ao deferir elogios à alguém, é através dos elogios que conseguimos saber com quem tratamos.

Lisonjear

Lisonjear

Pessoas que se esforçam e mostram resultados de trabalho, são elogiados e fazem isso motivo para melhorar ainda mais seu rendimento são muito queridas em ambientes de trabalho. Por outro lado, existem pessoas que quando recebem um mero elogio, se agarram a isso, e querem “mostrar” mais serviço para receber mais elogios, depois de receber elogios ele passa a pensar que é mais que os outros funcionários, muitas vezes chega a desdenhar dos outros colegas de trabalho.

Este tipo de gente é capaz de tudo, desde roubar ideias, se apropriando até causar o mal a um colega de trabalho que possa vir a lhe ameaçar perante os olhos do chefe.

Aumento de Pressão

Por outro lado, temos as pessoas que quando recebem um elogio, se sentem mais pressionadas, pois acreditam que devem sempre manter um mesmo nível, para ser sempre elogiadas e melhorar ainda o desempenho, seja no ambiente de trabalho, em casa, na escola ou na faculdade.

Mensagem Sobre Elogios

Vejamos agora algumas mensagem sobre elogios, vamos começar vendo o que algumas pessoas famosas dizem a respeito:

Vamos começar com a famosa escritora brasileira da atualidade Tati Bernardi, ela fala algo bem interessante, veja:

“O maior elogio que eu poderia fazer a uma pessoa era dizer assim: gosto de você além da minha imaginação, não porque aprendi a gostar, mas porque por mais que eu sonhe, você é ainda melhor que o sonho. Você é além da minha capacidade em te imaginar. E eu jamais te diria isso. Não posso te fazer esse elogio. Não me esquece, por favor. Eu nunca vou esquecer você. Eu não soube o que fazer com você, mas sei o que fazer com o não você. Isso eu sei fazer e faço bem. Lembrar que era terrível e incrível. Terrível, meu amor, como poucas (ou nenhuma) coisas foram. Mas absolutamente incrível.”

Já Bertolt Brecht, o famoso dramaturgo alemão fez um texto otimo sobre elogio a dieletica, veja:

“Elogio da Dialética

A injustiça avança hoje a passo firme
Os tiranos fazem planos para dez mil anos
O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são
Nenhuma voz além da dos que mandam
E em todos os mercados proclama a exploração;
isto é apenas o mau começo
Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem
Aquilo que nós queremos nunca mais o alcançaremos!

Quem ainda está vivo não diga: nunca!
O que é seguro não é seguro.
As coisas não continuarão a ser como são.
Depois de falarem os dominantes
Falarão os dominados
Quem pois ousa dizer: nunca?
De quem depende que a opressão prossiga? De nós.
De quem depende que ela acabe? Também de nós.
O que é esmagado que se levante!
O que está perdido, lute!
O que sabe ao que se chegou, que há aí algo que o retenha, liberte-se!
E nunca será: ainda hoje.
Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã.”

E Friedrich Nietzsche diz sobre o elogio:

“Em certas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração – e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito.”

Agora vamos a mais mensagens:

Elogiar um trabalho bem feito é sempre bem vindo, porém deve-se tomar cuidado com a quem ofertar estes elogios, se dado um elogio à pessoa errada, você pode estar criando alguém com ego inflamada.

Quando encontrar com uma mulher, elogie-a sempre, fale de seu cabelo, seu sorriso, seu corpo. Mulheres são seres movidos a elogios, elas se vestem para poder receber elogios, passam horas em salões de beleza, ajeitando o cabelo, as unhas, o corpo, para que o homem a note. Portanto, valorize o esforço da mulher que está a seu lado, faça elogios sempre!

Uma das melhores formas para se fazer um profissional trabalhar mais e com mais vontade é elogiar seu trabalho, nunca esqueça que este alguém tem sentimento e gosta de ser reconhecido pelos seus esforços. Toda via, dizer-lhe que seu trabalho é importante e ele está indo pelo caminho certo faz muito bem e ajuda até no rendimento.

Se toda mulher gosta de receber elogios, imagine se homem também não gosta? Homem por mais duro e insensível que aparenta ser, gosta sim de receber elogios. Os elogios dos homens normalmente se referem ao trabalho, mas eles adoram escutar que estão lindos, muito bem arrumando e bastante cheirosos. Por isso dê valor ao homem que está neste momento à seu lado, ele se sentirá melhor ao escutar elogios vindos de alguém tão próximo dele.

Patrões, lembre-se! Ao elogiar um trabalho bem feito, você conseguirá aumentar sua produção. Nunca esqueça de dizer a um funcionário que ele é importante para a empresa e que o trabalho dele está sendo muito bem feito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.