Frases Sobre Conselhos: Como Saber A Hora Certa de Dizê-los

Todos nós a cada momento de nossas vidas estamos dando ou pedindo conselhos uns aos outros. Nesse artigo analisaremos algumas frases sobre conselhos e como saber a hora certa de dizê-los para as pessoas que amamos.

Considerações Sobre Dar um Conselho

Primeiro de tudo, certifique-se que a pessoa que está falando com você está realmente pedindo conselhos. Ele ou ela pode só querer ser ouvido por um bom amigo, buscando compreensão, empatia e compaixão. Não ache que todos querem conselhos. Você pode ter algum conhecimento sobre o problema, mas realmente é preciso ouvir atentamente uma pessoa por um tempo muito longo, para compreender a situação em que ela se encontra.

Dar Conselhos

Se, o seu amigo realmente pedir algum conselho então você deve dar sua opinião, seu conselho sobre seu problema.É uma grande honra alguém nos pedir um conselho, mas é também uma grande responsabilidade.

Um bom conselho pode ajudar as pessoas a tomarem as decisões certas, ou encontrar o caminho certo na vida, enquanto um mau conselho pode ter consequências desastrosas. Felizmente, com um pouco de planejamento você pode eliminar o bom do ruim. Vejamos como:

Passos Para Dar Bons Conselhos

  • Ouça com atenção a pessoa que lhe pediu um conselho. Cada situação é única, por isso nunca acredite que você sabe tudo o que você precisa saber sobre um problema. Ouça atentamente a pessoa que quer conselhos, e aprenda o máximo possível sobre esta situação.

Se você precisar de esclarecimentos, faça perguntas. Ser um bom ouvinte, não é só ajudar a dar um bom conselho, mas também aumentar as chances de que a pessoa irá ter sucesso com seu conselho.

  • Coloque-se no lugar da pessoa que está pedindo um conselho. Tente imaginar-se na situação dela. Se você já esteve em uma situação semelhante, pense sobre o que você aprendeu, mas não dependa exclusivamente de suas experiências para dar conselhos – imagine que você está dando a si mesmo um conselho para circunstâncias únicas que a outra pessoa está enfrentando.
  • Pense sobre as consequências de seu conselho, ou da pessoa não tomar o seu conselho. Se não há diferença significativa entre os resultados desses dois cenários, o conselho não pode ser ruim, mas não é útil também. Idem, se a atitude que você aconselha for impossível de ser realizada. Se você pode imaginar o caminho que conduz a um resultado pior do que um alternativo seria, provavelmente, o seu conselho é ruim.
  • Fique à vontade. Quando possível, pense muito sobre todos os possíveis cursos da ação e considere os prós e contras (ou os benefícios e custos) de cada um. Isto é especialmente importante para os problemas mais complexos.
  • Pense nas consequências tanto a curto como em longo prazo de seu conselho. Decisões muito importantes tem geralmente um resultado do efeito de um conselho em longo prazo. Pense nisso antes de aconselhar alguém.

  • Tenha empatia com a pessoa que deseja aconselhar. Muitos assuntos exigem sensibilidade e consideração. Se você realmente tentar se colocar no lugar da outra pessoa, ou seja, sentir empatia, provavelmente, seu conselho fluirá naturalmente.

Mesmo assim, tenha muito cuidado sobre como você usa palavra em seu conselho e seja sensível aos sentimentos da outra pessoa, e ao seu estado emocional. Aconselhamento é mais do que uma lógica de exercício. Ele geralmente envolve ajudar uma pessoa que está em conflitantes emoções, e, portanto estará entre escolhas também conflitantes.

  • Tente chegar a uma conclusão junto com a pessoa. Às vezes não há resposta clara e direta de um problema. Neste caso, tente ajudar a pessoa a meditar sobre todas as alternativas para que ele ou ela possa chegar a uma conclusão em conjunto com você ou por conta própria.

Mesmo algumas perguntas muito simples, podem ser benéficas para ajudar a pessoa a desenvolver o seu próprio conselho, somente pela razão ele ou ela terá mais chances de concluir o resultado de um conflito, por si só, sem necessidade de conselhos de outra pessoa.

Aproveite o que é Bom

  • Seja honesto no seu aconselhamento. Se o seu conselho tem desvantagens potenciais, informe a pessoa sobre eles. Se você realmente não se sente qualificado ou com conhecimento suficiente sobre alguma coisa para dar conselhos sobre ela, seja honesto sobre este fato. Seu objetivo não deve ser dar conselho a pessoa só por dar, mas sim para ajudá-la a fazer uma boa decisão, para não agir impensadamente.
  • Procure dar um bom exemplo. Se você aconselha uma coisa, mas faz o oposto, o seu conselho será visto como falso e hipócrita. Se você fizer o que diz, no entanto, as pessoas estarão mais propensas a respeitar o seu conselho.
  •  Entenda que a pessoa pode não aceitar o seu conselho. Só porque alguém pede seu conselho, ela não é obrigada a fazer o que aconselhou. Perceba que a outra pessoa sempre sabe mais sobre a sua própria situação particular e desejos, então você nunca pode ter certeza que o seu conselho é realmente o melhor para ela.

Pense que as pessoas, às vezes, pedem conselhos só para expor suas ideias, e não se surpreenda se uma pessoa rejeitar seu conselho mesmo ele sendo bom, e decidir errar por conta própria. Você deve deixar a pessoa viver com a sua decisão.

Frases Sobre Conselhos

  • “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Oscar Wilde
  • “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. Albert Einstein
  • “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”. Mario Quintana
  • “Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Fernando Pessoa
  • “A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo”. Fernando Pessoa

  • “O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela”. Fernando Pessoa
  • “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”. Sigmund Freud
  • “Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais. Morrer de amor é viver dele”. Victor Hugo
  • “A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar”. Fernando Pessoa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.