Frases Sobre Ciúmes: O Veneno do Amor

O ciúmes é um dos sentimentos que mais destrói relacionamentos amorosos e até de amizade, mas sendo sentido e usado na dose certa pode até melhorar as condições dos mesmos. No entanto, por muitos acaba sendo uma séria patologia, causando inclusive crimes passionais.

Mas quem nunca sentiu uma pontinha de ciúmes, por uma suspeita equivocada de traição? Quem nunca viu crescer o Monstro de Olhos Verdes em seu coração e tomou uma atitude repentina por medo de perder quem ama?

Só Serve Para Destruir Relacionamentos

Só Serve Para Destruir Relacionamentos

Para quem já sentiu ciúmes ou conviveu com alguém ciumento, seguem abaixo uma série de frases inspiradoras, e até engraçadas sobre este sentimento tão complicado e especial.

Frases sobre Ciúmes

“Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanentemente a suspeita.” (Júlio César)

“Se a mulher se irrita com o homem ciumento, muitas vezes isso sucede porque ela não se decide sobre se tal ciúme é homenagem ao seu amor ou ofensa à sua virtude.” (Sthendal)

“Tanto sofre o ciumento que sente alegria quando morre antes do que o ser amado objeto do seu ciúme.” (Ramón de Campoamor y Campoosorio)

“Um acesso de ciúme pode levar um homem a cometer ações tão indignas, que, uma vez passadas a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado.”(Jean-Baptiste Massillon)

“Se é que do amor os ciúmes são filhos segundo é fama; eles aumentam deste amor à chama, a glória, o brilho.” (Miguel de Cervantes)

“Por sua natureza e seus efeitos, o ciúme se aproxima da inveja. Porém, entre ciúme e inveja permanecem algumas diferenças. Na inveja, sentimos que outros possuem um bem que desejamos para nós, enquanto no ciúme defendemos um bem que julgamos nosso e que não desejamos ver partilhado com outrem.” (Pierre Charon)

“Se o ciúme é sinal de amor, como querem alguns, é o mesmo que a febre no enfermo. Ela é sinal de que ele vive, porém uma vida enfermica, maldisposta.” (Miguel de Cervantes)

“São sempre desatinadas as vinganças por ciúme.” (Miguel de Cervantes)

“Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo.”

(Paolo Mantegazza)

“Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce.” (William Shakespeare)

Imagem de Amostra do You Tube

“Para que um bom relacionamento continuar e seja agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente como ocultar discretamente a suspeita.” (Sthendal)

“Para aquela que é objeto do ciúme, ele passa a ser considerada como desconfiança injuriosa e, por isso, uma autorização a enganar o ciumento.” (Marcel Proust)

“Para o ciumento, é verdade a mentira que ele vê.” (Calderón de la Barca)

“Para certas mulheres altivas e donas de si, o ciúme do homem amado pode se apresentar como maneira especial de mostrar o valor que essas mulheres possuem.”(Sthendal)

“O que torna tão aguda a dor provocada pelo ciúme é que a vaidade não pode ajudar a suportá-lo.” (Sthendal)

“O ciumento sempre espiona, sempre duvida, sempre sofre; indaga do passado, do presente, do futuro; nas carícias busca a mentira; no beijo procura a indiferença; no amor teme a hipocrisia. ” (Paolo Mantegazza)

“Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades.”

(Miguel de Cervantes)

“O ciumento passa a vida tentando descobrir o segredo que irá destruir a sua felicidade. “

(Oxenstien)

“Os amantes que confiam no ciúme para preservar o seu amor, ou são demasiado ingênuos ou são por demais confiados.” (Miguel de Cervantes)

“O orgulho tem esquisitices como qualquer outra paixão. Temos vergonha de confessar que sentimos ciúmes, mas nos vangloriamos de havermos tido e de sermos capazes de tê-lo.”

(François de La Rochefoucauld)

Ciúmes

Ciúmes

“O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser um mau em razão de um prazer, renuncia a esse prazer; se te arriscas a ser um tirano em razão de um amor, renuncia a esse amor.” (Silvio Pellico)

“O ciúme, que parece ter por objeto apenas a pessoa que amamos, prova que na verdade que amamos só a nós mesmos.” (Pierre Corneille)

“O ciumento acaba sempre encontrando mais do que procura.” (Madeleine de Scudéry)

“O ciúme tem o seu cabimento: é a pimenta do amor.” (Paula Nei)

“O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor.” (François de La Rochefoucauld)

“O ciúme quando é furioso produz mais crimes do que o interesse e ambição.” (Voltaire)

“O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele.” (François de La Rochefoucauld )

“O ciúme manifestado pelo homem quase sempre é infundado e sempre inflama a mulher; o ciúme mostrado pela mulher quase sempre é procedente e jamais inflama o homem.” ( Severo Catalina del Amo )

“O ciúme faz com que o ciumento veja sombras, fantasmas, com voz, com físico, com vida. Mas são visões, não mais; eis que o ciúme também pode transformar lágrimas em cristais.”
( Calderón de la Barca )

“O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congênitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão.” ( Paolo Mantegazza )

Imagem de Amostra do You Tube

“O ciúme jamais está isento de uma ponta de inveja; frequentemente essas duas paixões estão confundidas.” (Jean de La Bruyère)

“O ciúme é uma constrangida homenagem que a inferioridade presta ao mérito.” (Mme Puisieux )

“O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação.” ( Calderón de la Barca )

“O ciúme é o meio-termo entre o amor e o ódio.” ( Philibert Commerson )

“O ciúme é o maior de todos os males e o que menos compaixão desperta nas pessoas que o causam.” (François de La Rochefoucauld )

“O ciúme é odioso quando proveniente de alguém que nos desagrada, mas pode até ser agradável quando demonstra as inquietudes de um enamorado que nos cativou e que assim mostra seu apreço. Quanto mais zelo patentear, mais amor nos merece. ” ( Moliere )

“O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho.” ( Alfonso Karr )

“O ciúme é indicio de baixeza moral: aquele que desconfia merece que ninguém lhe dê confiança, pois o homem avalia o proceder alheio pelo seu.” ( Demófilo )

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>