Frases Sobre Alcoolismo e Qual a Diferença de Abuso do Álcool

Nem sempre é fácil perceber quando a pessoa cruzou o limite entre o uso moderado ou social para o alcoolismo. Se a pessoa consome álcool para lidar com as dificuldades ou para evitar sentir-se mal, então ela está em um território potencialmente perigoso.

É importante estar ciente dos sinais de alerta e tomar medidas para evitar o abuso de álcool, se a pessoa reconhecê-los. Compreender o problema é o primeiro passo para superá-lo.

Entendendo o Alcoolismo

O alcoolismo pode ser devido a vários fatores interligados, incluindo genética, como a pessoa foi criada, o seu meio social, e sua saúde emocional. Segundo pesquisadores, alguns grupos raciais, como os índios americanos e nativos do Alasca, estão em maior risco do que outros de desenvolver dependência de álcool.

Alcoolismo

Alcoolismo

As pessoas que têm uma história familiar de alcoolismo ou que se relacionam com as pessoas que bebem demais são mais propensas a desenvolver problemas com a bebida.

Finalmente, aqueles que sofrem de um problema de saúde mental, tais como a ansiedade, a depressão, o transtorno bipolar estão particularmente em risco, pois o álcool pode ser usado para automedicação e alívio para os sintomas desses distúrbios.

Sintomas Que Denotam Alcoolismo

A pessoa pode ter um problema com a bebida, se ela:

  • Sentir-se culpada ou envergonhada sobre o seu consumo.
  • Mentir para os outros ou esconder os seus hábitos de consumo de álcool.
  • Ter amigos ou membros da família que estejam preocupados com o seu consumo.
  • Ter necessidade de beber, a fim de relaxar ou se sentir melhor.
  • Esquecer tudo o que fez enquanto estava bebendo.
  • Regularmente beber mais do que a pessoa pretende.

Limite entre Consumo Moderado e Alcoolismo

O consumo do álcool é tão comum em muitas culturas e seus efeitos variam tanto de pessoa para pessoa, que nem sempre é fácil descobrir onde a linha entre o consumo social e o problema com a bebida ocorre.

Um indicador de alcoolismo é quando o consumo do álcool afeta a vida da pessoa. Se o consumo está causando problemas para a pessoa, então ela tem um problema com a bebida.

Sinais e Sintomas de Abuso de Álcool

Especialistas em abuso de substâncias tóxicas ao organismo humano fazem uma distinção entre o abuso de álcool e alcoolismo (também chamado de dependência de álcool).

Ao contrário dos alcoólatras, as pessoas que abusam do álcool têm alguma capacidade de definir limites para seu consumo. No entanto, o uso de álcool em excesso ainda é também autodestrutivo e perigoso para si ou para os outros.

Os Sinais e Sintomas de Abuso de Álcool mais Comuns Incluem:

  • Negligenciar repetidamente as responsabilidades em casa, no trabalho ou na escola por causa de seu consumo. Por exemplo, um mau desempenho no trabalho, reprovação nas aulas, não dar atenção aos filhos, ou não cumprir os compromissos, porque a pessoa está de ressaca.
  • O uso de álcool em situações em que é fisicamente perigoso, como beber e dirigir, operar máquinas em estado de embriaguez, ou a mistura de álcool com medicamentos de prescrição contra as ordens do médico.
  • Enfrentar problemas legais repetidas vezes, por causa de seu consumo. Por exemplo, ser preso por dirigir sob a influência ou por conduta de embriaguez e desordem.
  • Continuar a beber, embora o uso de álcool esteja causando problemas nos relacionamentos. Ficar bêbado com os amigos, por exemplo, mesmo sabendo que sua esposa/marido vai ficar muito chateado/a, ou brigando com a família, porque eles não gostam de como a pessoa age quando bebe.
  • Beber como uma maneira de relaxar ou de aliviar o estresse emocional. Muitos problemas com a bebida começam quando as pessoas usam o álcool para se acalmar. Essas pessoas costumam ficar bêbadas depois de um dia estressante, por exemplo, ou quando elas têm uma discussão com o cônjuge ou chefe.

Sinais e Sintomas de Alcoolismo (dependência de álcool)

O alcoolismo é a forma mais grave de problema com a bebida. Ele envolve todos os sintomas de abuso de álcool, mas também envolve outro elemento: a dependência física do álcool. Se a pessoa depender de álcool para viver ou se sente fisicamente obrigado a beber, então ela é um alcoólatra.

Tolerância: o primeiro grande sinal de alerta de alcoolismo. Se a pessoa pode beber mais do que as outras, sem ficar bêbada, este é um sinal de tolerância, que pode ser um sinal de alerta precoce do alcoolismo. A tolerância significa que, ao longo do tempo, a pessoa vai precisar de mais e mais álcool para sentir os mesmos efeitos.

Retirada: o segundo sinal de alerta importante do alcoolismo. Beber para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência de álcool é um sinal de alcoolismo e um indício de que a pessoa deve parar imediatamente de beber. Quando a pessoa bebe muito, seu corpo se acostuma com o álcool e apresenta sintomas de abstinência se for tirado.

Dependência

Dependência

Estes incluem: nervosismo ou ansiedade, insônia, depressão, tremores e, em casos graves, a retirada do álcool pode também envolver alucinações, confusão mental, convulsões, febre e agitação.

Frases sobre Alcoolismo

  • Assim como tem gente que para vencer o alcoolismo evita dar o primeiro gole, algumas pessoas precisam aprender a evitar o primeiro beijo para não reincidir num amor que faz mal à saúde. Martha Medeiros
  • Sou um alcoólatra que virou escritor para poder ficar na cama até meio-dia. Charles Bukowski
  • Como a bebida para o alcoólatra; a droga para o viciado; o perfume para a flor; a voz para o cantor; o sangue para as veias; a fé para o desesperado. Essencial. Vital. Você para mim. Isabela Proença
  • Sinceridade muitas vezes é loucura, alcoolismo, insensatez. Mas são raros os que assumem seus erros e esses eu guardo no peito. Dani Leão
  • Se alcoolismo é doença, ressaca deveria render atestado, ou eu to errado? Bruno Lauria

http://www.youtube.com/watch?v=8wekU3EwUlA

  • As mulheres nos fazem alcóolatras das nossas próprias palavras. Guilherme Passos
  • O alcoolismo é apenas um pequeno excesso do estado de espírito. Sadraque Rosemberg
  • Eduardo, você foi beber de novo? Fui bebê, fui criança, fui adolescente e agora sou um alcoólatra kkkk. Eduardo Costa
  • Assim como eu uso a bebida pra esquecer o Amor, os alcoólatras deveriam usar o amor pra esquecer a Bebida. Fellippe Simônides

  • Para um ex alcoólatra um gole…? Fabiane Gomes
  • Não virei alcoólatra, não engravidei aos 15 e nem estou desempregada. Sim, acho que orgulho meus pais. Camila Bill
  • Assim como os alcoólatras evitam um gole, ela segue o evitando para não reincidir o amor que faz mal a sua saúde. Jéssica Moreira

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.