Frases Que Sintetizam A Guerra Fria

O nosso planeta é, até o presente momento, o único que consegue manter a vida no nosso Universo. Essa constatação é tomada já que, até o presente momento, não foi possível detectar uma forma de vida inteligente como a que podemos encontrar nesse planeta. Isso não significa, no entanto, que não exista vida em nenhum outro lugar, até por que isso seria impensável: estamos inseridos em um universo com bilhões de galáxias, que tem bilhões de estrelas e que, por sua vez, tem bilhões de outros planetas.

Mas, enquanto não encontramos meios de sobreviver em outros locais, podemos tomar cuidado com as nossas ações dentro desse nosso planeta. Digo isso porque, se continuarmos nessa empreitada de explorar o máximo que der, sem nos preocupar com os problemas ambientais advindos desse tipo de exploração, poderemos ter sérias consequências no futuro.

Talvez, a principal delas seja, sem dúvida, o aquecimento global, que, entre outras coisas, está aumentando gradativamente a temperatura do planeta Terra. E mais: está fazendo iniciar um processo de glaciação no hemisfério norte que faz com que os invernos de lá passem a ser cada vez mais rigorosos. Os Estados Unidos, por exemplo, está sofrendo com o inverno por lá: vários locais estão com temperaturas ultrapassando os cinquenta graus negativos facilmente.

O Homem E A Ganância

Porém, não é somente com problemas ambientais que nós temos que nos preocupar: muitas vezes, o homem coloca a sua vida em risco por conta de problemas diplomáticos entre países, o que pode desencadear conflitos e evoluir para guerras que são, muitas vezes, sangrentas. A humanidade sempre conviveu com conflitos em sua história. Porém, nada se compara com a realidade em que nós estamos vivendo: em tempos de grandes avanços tecnológicos, não é muito convincente uma guerra a nível regional, muito menos mundial, por conta do grande arsenal de armas existentes no mundo capazes de criar grandes estragos.

Mas, durante muitos anos, o mundo viveu sob uma grande tensão: duas potências estavam em pé de guerra permanente por causa de influência: de um lado, os Estados Unidos, país imperialista que queria que sua influência ficasse viva no mundo; de outro, a União Soviética, que tinha como objetivo frear essa influência no mundo e buscava crescer a sua hegemonia com a sua ideologia comunista. Os embates entre as duas potências eram frequentes,  o que culminou na criação de uma guerra que ficou no ar até os idos dos anos de 1990: a Guerra Fria. E, aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa Guerra, bem como, também, irá ter acesso a algumas frases que mais descreveram aquela época. Vamos lá?

A Guerra Fria Em Detalhes

A Guerra Fria nada mais era do que um período de diversas tensões diretas e indiretas entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Enquanto uma nação aplicava as ideologias capitalistas, pregando o “sonho americano”, a outra promovia ideais comunistas como as de igualdade, o que demonstrava bem os extremos de um país se comparado ao outro. Essa Guerra Fria começou assim que a Segunda Grande Guerra terminou, em 1945, quando a Alemanha recuou e o então ditador Hitler cometeu suicídio e durou até o dia 25 de dezembro do ano de 1990, data essa que ficou marcada pela dissolução definitiva da União Soviética.

Muitos se perguntam sobre o porque estar escrito “Fria”, se é uma guerra, propriamente dita. A questão é que, durante todo esse tempo, não existiu nenhum encontro direto entre os arsenais bélicos e humanos das duas potências. Essa guerra se resumia, basicamente, em desafios econômicos, embargos, sanções, além, é claro, de declarações espinhosas entre elas.

Mas não se engane ao imaginar que Fria em todos os momentos não. Em vários episódios, as duas potências ameaçaram descarregar sobre todo o mundo todo o seu arsenal bélico e nuclear, o que poderia colocar, praticamente, toda a espécie humana em extinção.

Armamento E Espaço

Um dos principais motivos para que a Guerra Fria começasse era, sem dúvida, a corrida armamentista, que tinha por objetivo maior fazer com que as potências corressem atrás de armas nucleares para se protegerem em caso de guerra nuclear. Além disso, outras disputas também fizeram com que os ânimos fossem alterados, como é o caso da corrida espacial: A URSS foi o primeiro país da história a mandar um homem até o espaço, em 1961.

Oito anos mais tarde, os EUA mostraram em transmissão ao vivo para o mundo todo a chegada do homem até o corpo celeste mais perto de nós: a Lua. Esses dois acontecimentos foram decisivos para que o mundo pudesse se industrializar e se reinventar a cada hora, devido ao tamanho de pesquisa e de novos serviços e tecnologias que foram desenvolvidos com o passar do tempo.

De um lado, era defendida a liberdade de expressão, bem como, também, as liberdades civis e religiosas, representados pelos Estados Unidos da América. De outro, estava uma doutrina ateia e que perseguia os opositores, defendendo um modelo de não negação e que não aceitava nenhuma doutrina religiosa em seu universo, sendo esse representado pela União Soviética.

China

Embora a China tenha sido uma grande aliada da União Soviética, durante dois momentos que ocorreram entre os anos de 1970 e 1980, a segunda maior economia do mundo hoje se aliou aos Estados Unidos contra a URSS por questões estratégicas.

Por conta da não possibilidade de resolução desse problema, que passa por questões óbvias voltadas às guerras diretas que iriam causar um grande desastre nuclear no planeta, as duas potências decidiram competir entre si atrás de apoio econômico, social e ideológico.

Para conferir frases sobre a Guerra Fria, confira o post a seguir:

https://www.pensador.com/guerra_fria/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.