Frases Polêmicas Que Repercutiram na Mídia

Desde o surgimento da humanidade, em que as pessoas tiveram a necessidade de viver em sociedade para garantir a sua sobrevivência, o hábito de comentar a respeito de frases polêmicas ditas por algum líder ou pessoa notoriamente conhecida pelo grupo.

Polêmica e seus Significados

Polêmica, segundo o Dicionário Melhoramentos de Língua Portuguesa, possui dois significados: “1.Debate oral. 2.Controvérsia, questão”. E o fato é que desde os tempos mais remotos, pessoas de destaque na sociedade costumam despertar muita polêmica por frases que disseram em uma determinada época.

Isso acontece porque, dependendo dos conhecimentos e da moral de cada época, as pessoas que pensavam de maneira diferente costumavam provocar diversas reações para a maioria dos demais, como indignação, espanto, medo e até condenação.

Tanto que durante a Antiguidade e Idade Média, milhares de pessoas eram condenadas à morte por não concordarem com as convenções estabelecidas na época. Com a evolução dos tempos, especialmente nas grandes cidades do Ocidente, felizmente, não se é mais condenado à morte por pensar diferente.

Mas, mesmo assim, volta e meia surgem personalidades que fazem declarações polêmicas, pelos mais variados motivos, seja para fazer uma crítica de alguma situação, ou simplesmente para aparecer e provocar discussão.

Brasil: País Rico em Personalidades que Proferem Frases Polêmicas

No caso do Brasil, o país é riquíssimo em personalidades que fizeram história com suas frases polêmicas e que são comentadas até hoje. Políticos, escritores, artistas e esportistas costumam ser as pessoas públicas que dizem as frases mais polêmicas que, além de provocarem muita discussão na época em que foram ditas, passaram a fazer parte das expressões feitas pelas pessoas no dia a dia.

Brasil – País das Frases Polêmicas

Dentre as frases polêmicas que passaram a fazer parte de nosso repertório popular, está a famosa: “Vocês vão ter que me engolir”, dita pelo então técnico Zagallo, durante a Copa do Mundo de 1998, onde comandou a seleção canarinho que sagrou-se vice-campeã no torneio. Essa frase passou a expressar as situações onde as pessoas que estavam desacreditadas, deram a volta por cima e querem o seu reconhecimento.

Outra frase que deu muito o que falar na década de 90 foi proferida por Fernando Collor de Mello, então Presidente da República que disse: “Eu tenho aquilo roxo”, como uma forma de expressar a sua masculinidade, lembrada até hoje pela população, 20 anos após o impeachment do presidente, em 1992.

Os políticos, aliás, são uma fonte riquíssima em proferir frases polêmicas. Quem é que não se lembra da famosa frase de um dos ministros do governo Collor, Rogério Magri, então comandante da pasta do Trabalho, que para justificar o uso de um carro oficial para levar o seu cachorro de estimação ao veterinário, disse: “Cachorro também é gente”. Por ter usado um carro oficial para fins particulares, Magri acabou afastado do Ministério.

Paulo Maluf é outra personalidade política notória por suas frases polêmicas. Dentre as suas inúmeras afirmações, podemos destacar: “Estupra, mas não mata”, quando comentou a respeito de um crime de estupro seguido de morte; “A professora não é paga, é mal casada”, afirmação dita quando governava o Estado de São Paulo, durante uma greve de professores, e “Votem no Pitta, se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”, dita durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, na época em que encerrava o seu mandato e apoiou Celso Pitta como seu sucessor no cargo.

Lula: Fonte Rica de Frases Polêmicas

Nos últimos anos, um político tornou-se insuperável no Brasil pela capacidade de proferir frases polêmicas e espirituosas. Trata-se do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que em seus dois mandatos (2002 a 2006 e de 2006 a 2010), totalizando oito anos no poder, pronunciou frases que deram o que falar em seus discursos improvisados.

Por ser um político avesso às convenções, tornou-se conhecido em todo o mundo por seus discursos bem humorados e totalmente improvisados, tanto em solenidades realizadas no Brasil como nos demais países em que visitou e era obrigado a comparecer, por possuir tanto a função de chefe de Estado como chefe de Governo do Brasil.

Lula

No final de seu mandato, em 2010, o famoso jornal O Globo, enumerou nada mais do que as 50 frases mais polêmicas ditas por Lula durante seus dois mandatos consecutivos. A maioria das frases enumeradas pelo jornal carioca estampou as primeiras páginas dos jornais, provocando repercussão e tornando-se assunto principal nas rodas de conversa em todo o Brasil.

Dentre as frases mais polêmicas de Lula em seu mandato que são lembradas até hoje, está a famosa: “Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha”, disse em 2008, a respeito da crise financeira internacional que se aproximava no Brasil. Para saber a lista completa das 50 frases mais polêmicas do petista, acesse o link: http://oglobo.globo.com/politica/relembre-as-50-frases-mais-polemicas-de-lula-durante-os-oito-anos-de-mandato-2903171

Frases de Lula são Tema de Livro Escrito por Marcelo Tas

Como o político possui um vasto repertório de frases polêmicas, não é a toa de que o jornalista Marcelo Tas encontrou um imenso material para escrever o seu livro: “Nunca Antes na História Deste País – As Frases Mais Engraçadas e Polêmicas do Presidente Lula”, lançado em 2009 pela Panda Books.

O jornalista e escritor, que também comanda a bancada do humorístico “CQC”, na Band, selecionou as frases mais polêmicas e engraçadas do ex-presidente, dividindo-as em 10 “profissões” assumidas por ele, inspiradas em suas inconfundíveis expressões: Lula Animal Político; Lula Advogado; Lula Técnico de Futebol; Lula Economista; Lula Marqueteiro; Lula Comediante Stand-up; Lula Ser Humano, Lula Ser Humano; Lula Turista; Lula Metamorfose Ambulante; Lula Filósofo.

Na época do seu lançamento, Tas relatou em uma entrevista à Folha de S. Paulo de que dividiu em capítulos as 10 “profissões” distintas do político pelo fato de que depois que recebeu a faixa presidencial, Lula virou um expert em qualquer assunto, em especial aqueles nos quais não domina.

O livro “Nunca Antes na História Deste País – As Frases Mais Engraçadas e Polêmicas do Presidente Lula”, está em sua primeira edição, possui 168 páginas e custa R$ 35,62 no site da Livraria da Folha de S.Paulo: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1026212/nunca-antes-na-historia-deste-pais

Enfim, a obra de Tas é uma coletânea de uma das personalidades políticas mais polêmicas dos últimos tempos, que soube quebrar protocolos e tornar-se uma figura única em toda a história política do Brasil.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.