Frases do Papa João Paulo II

Nesse artigo veremos frases do grande Papa João Paulo II e conheceremos um pouco mais sobre sua biografia.

Biografia do Papa João Paulo II

Papa João Paulo II, cujo nome era Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi ordenado sacerdote em 1946, tornando-se o bispo em 1958, e arcebispo de Cracóvia, em 1964.

Papa João Paulo II

Papa João Paulo II

Ele foi eleito cardeal pelo Papa Paulo VI em 1967, e em 1978 tornou-se o primeiro papa não italiano em mais de 400 anos. Ele era um defensor dos direitos humanos e usou sua influência para efetuar mudanças políticas.

Início da Vida

O início da vida de João Paulo II foi marcado por uma grande perda. Sua mãe morreu quando ele tinha nove anos e seu irmão mais velho Edmund morreu quando ele tinha 12.

Crescendo, o jovem João Paulo era atlético e gostava de esqui e natação. Ele foi para a Universidade de Cracóvia em 1938, onde mostrou interesse em teatro e poesia. A escola foi fechada no ano seguinte pelas tropas nazistas durante a ocupação alemã da Polônia.

http://www.youtube.com/watch?v=TSBklkPDASs

Querendo se tornar padre, João Paulo começou a estudar em um seminário secreto dirigido pelo arcebispo de Cracóvia. Após a Segunda Guerra Mundial terminou, ele terminou seus estudos religiosos no Seminário e foi ordenado em 1946.

Surgimento na Igreja

João Paulo passou dois anos em Roma, onde terminou seu doutorado em teologia. Ele voltou para a Polônia, sua terra natal em 1948 e atuou em várias paróquias em torno de Cracóvia. João Paulo tornou-se o bispo de Ombi em 1958 e, em seguida, arcebispo seis anos depois.

Considerado como um dos principais pensadores da Igreja Católica, ele participou do Concílio Vaticano II. O conselho começou a analisar a doutrina da igreja em 1962, e realizou várias sessões ao longo dos anos seguintes.

Como membro do conselho, João Paulo ajudou a Igreja a examinar a sua posição no mundo. Bem visto por suas contribuições para a  igreja, João Paulo foi feito cardeal em 1967 pelo Papa Paulo VI.

Ao Se Tornar Papa

Em 1978, João Paulo fez história ao se tornar o primeiro papa não italiano em mais de 400 anos. Como líder da Igreja Católica, ele viajou pelo mundo, visitando mais de cem países para espalhar a sua mensagem de fé e paz.

Mas ele estava perto de casa quando enfrentou a maior ameaça à sua vida. Em 1981, um assassino disparou contra João Paulo duas vezes na Praça de São Pedro, no Vaticano. Felizmente, ele foi capaz de se recuperar dos ferimentos e mais tarde perdoou seu atacante.

Legado de João Paulo II

Um defensor dos direitos humanos, João Paulo, muitas vezes falou sobre o sofrimento no mundo. Ele ocupou posições fortes em muitos tópicos, incluindo a sua oposição à pena capital.

Uma figura carismática, João Paulo usou sua influência para trazer a mudança política e é creditada a ele, a queda do comunismo na sua terra natal, a Polônia.

Ele era criticado, no entanto. Alguns afirmam que ele poderia ser mais duro com aqueles que discordavam dele e, que ele não iria comprometer sua postura em certas questões, como a contracepção.

Em seus últimos anos, a saúde de João Paulo parecia estar falhando. Em aparições públicas, se movia lentamente e parecia instável em sua locomoção. Ele também tremia visivelmente às vezes.

Enquanto um de seus médicos revelou que João Paulo tinha a doença de Parkinson, um distúrbio cerebral muitas vezes caracterizada por agitação motora, em 2001, nunca houve qualquer anúncio oficial sobre sua doença do Vaticano.

Santidade

Santidade

João Paulo II morreu em dois de abril de 2005, em sua residência Cidade do Vaticano. Mais de três milhões de pessoas esperaram na fila para dizer adeus ao seu amado líder religioso na Basílica de São Pedro, antes de seu funeral em oito de abril.

As autoridades da Igreja começaram o processo apara tornar João Paulo II um santo logo após sua morte, esperando por um período de cinco anos como era de costume.

Ensinamentos de João Paulo II

Como papa, João Paulo II escreveu 14 encíclicas papais e ensinou sobre “A Teologia do Corpo”. Alguns elementos-chave de sua estratégia para “reposicionar a Igreja Católica” foram encíclicos. No  início do novo milênio (Novo millennio ineunte), ele enfatizou a importância de “recomeçar a partir de Cristo”.

Em O Esplendor da Verdade (Veritatis Splendor), ele enfatizou a dependência do homem em Deus e Sua Lei (“Sem o Criador, a criatura desaparece”) e a “dependência da liberdade da verdade”.

Ele alertou que “o homem abandonando-se ao relativismo e cepticismo, saindo em busca de uma ilusória liberdade fora da própria verdade”. Em Fides et Ratio (sobre a relação entre fé e razão) João Paulo promoveu um renovado interesse em filosofia e uma busca autônoma da verdade em questões teológicas.

Frases de João Paulo II

  • As armas não fazem o destino de um homem, mas podem por em risco toda a humanidade. Papa João Paulo II
  • A pior prisão é um coração fechado. Papa João Paulo II
  • A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano. João Paulo II
  • A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade. Papa João Paulo II
  • A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte. João Paulo II
  • Só quem conhece a excelência do perdão pode julgar o seu semelhante. João Paulo II
  • Ser Santo é lutar contra o pecado de todos os Dias João Paulo II

  • Quando escutamos peças de música que tem algo de sublime, espontaneamente reconhecemos nessas manifestações do gênio humano um luminoso reflexo do espírito de Deus. João Paulo II
  • O ser humano sem Deus não pode compreender a si mesmo; como, também, não poderá realizar-se sem Deus. João Paulo II
  • Nem sempre a guerra é inevitável. Ela sempre é uma derrota para a humanidade. Papa João Paulo II
  • Não digam que é vontade de Deus que vocês fiquem numa situação de pobreza, doença, má habitação. Isso contraria sua dignidade de pessoas humanas. Não digam “é Deus quem quer”. Papa João Paulo II
  • Aprendei a ouvir no silêncio a voz de Deus, que fala no mais fundo de cada um de nós. Papa João Paulo II
  • Não há Paz sem Justiça, não há Justiça sem Perdão, não há Perdão sem Amor. Papa João Paulo II
  • Não se trata apenas de saber o que Deus quer de cada um de nós nas várias situações da vida. O individuo deve fazer o que Deus quer. João Paulo II
  • O futuro da humanidade passa pela família. Só ela salva. João Paulo II

Frases do Papa João Paulo II

Não tenha medo de se mover para o desconhecido. Basta sair sem medo, sabendo que eu estou com você, portanto, nenhum mal pode acontecer. Fazei isto em plena fé e confiança.

O grande perigo para a vida familiar, no meio de uma sociedade cujos ídolos são confortos, prazer e independência, reside no fato de que as pessoas fecham o coração e se tornam egoístas.

A estupidez é também um dom de Deus, mas não se deve abusar dela.

Para manter uma família alegre se exige muito de ambos os pais e as crianças. Cada membro da família tem de tornar-se, de modo especial, o servo dos outros.

O casamento é um ato de vontade que significa e envolve um dom recíproco, que une os cônjuges e os obriga em almas eventuais.

Quando a liberdade não tem um propósito e quando não querem saber nada sobre a regra da lei gravada no coração dos homens e mulheres.

Frase-do-Papa

Frase-do-Papa

A liberdade não consiste em fazer o que gostamos, mas em ter o direito de fazer o que devemos.

Uma desculpa é pior e mais terrível que uma mentira, uma desculpa é sua mentira bem guardada.

Não se abandone ao desespero. Nós somos o povo de Páscoa e aleluia é a nossa canção.

A experiência histórica dos países socialistas, infelizmente, demonstrou que o coletivismo não acaba com a alienação, mas antes a aumenta, acrescentando-lhe uma falta de necessidades básicas e ineficiência econômica.

A ciência pode purificar a religião do erro e da superstição. A religião pode purificar a ciência da idolatria e absolutos falsos.

A justiça social não pode ser atingida pela violência. Violência mata o que pretende criar.

http://www.youtube.com/watch?v=o_BC-1u9uBY

Permear nacionalismo impõe o domínio sobre o homem de hoje em muitas formas diferentes e com uma agressividade que não poupa ninguém. O desafio que já está com a gente é a tentação de aceitar como verdadeira liberdade que na realidade é apenas uma nova forma de escravidão.

Os jovens são ameaçados pelo mau uso das técnicas de propaganda que estimulam a inclinação natural para evitar o trabalho duro, prometendo a satisfação imediata dos desejos.

Eu tenho um dente doce para o canto e a música. Este é o meu pecado polonês.

Você reciprocamente promete lealdade, amor e honestidade matrimonial. Nós só queremos para você neste dia em que estas palavras constituem o princípio de toda a sua vida e que, com a ajuda da graça divina, você vai observar estes votos solenes que, hoje, diante de Deus, foram formulados.

Eu beijo o solo como se colocasse um beijo nas mãos de uma mãe, a pátria é nossa mãe terrena. Considero meu dever de estar com os meus compatriotas neste momento sublime e difícil.

A humanidade deve questionar-se, mais uma vez, sobre o fenômeno absurdo e sempre injusto da guerra, cujo palco de morte e dor só permanece de pé a mesa de negociação que poderia e deveria evitar os atos violentos.

Mudança radical na política mundial é deixar a América com uma responsabilidade acrescida de ser, para o mundo, um exemplo de uma verdadeira sociedade livre, democrática, justa e humana.

O amor nunca é derrotado, e eu poderia acrescentar, a história da Irlanda prova.

O que falamos terá de permanecer um segredo entre ele e eu. Eu falei com ele como um irmão, a quem perdoei e que tem a minha total confiança.

Vocês são sacerdotes, não líderes sociais ou políticas. Não vamos ter a ilusão de que estamos servindo o Evangelho através de um interesse exagerado no vasto campo dos problemas temporais.

O voto de celibato é uma questão de manter a palavra de Cristo e da Igreja. Um dever e uma prova de maturidade interior do sacerdote. É a expressão de sua dignidade pessoal.

A violência e as armas nunca podem resolver os problemas dos homens.

Espero ter comunhão com o povo, que é a coisa mais importante.

Beato

Beato

Hoje, pela primeira vez na história, um Bispo de Roma põe os pés em solo Inglês. Esta terra justa, uma vez posta em um distante do mundo pagão, tornou-se, através da pregação do Evangelho, uma parte querida e talentosa da vinha de Cristo.

O indigno sucessor de Pedro, que deseja beneficiar da riqueza imensurável de Cristo, sente a grande necessidade de sua ajuda, suas orações, seu sacrifício e ele humildemente pede isso de você.

A guerra é uma derrota para a humanidade.

Guerras geralmente não resolvem os problemas, portanto são fúteis e inúteis.

Vocês são nossos irmãos muito amados, e de certa maneira, pode-se dizer que são nossos irmãos mais velhos.

Não tenha medo. Não se contente com a mediocridade. Ponha-se ao largo e lance as redes para a pesca.

A verdadeira santidade não significa uma fuga do mundo, mas sim, reside no esforço de encarnar o Evangelho na vida cotidiana, na família, na escola, no trabalho e na participação social e política.

É legítimo e necessário se perguntar se isso [o casamento gay] não é, talvez, parte de uma nova ideologia do mal, talvez mais insidiosa e oculta, que tenta boicotar os direitos humanos contra a família e contra o homem.

É inconveniente para um cardeal esquiar mal.

Eu tenho um dente doce para o canto e a música. Este é o meu pecado polonês.

Eu sou um jovem com 83 anos

O Papa não pode ficar prisioneiro do Vaticano. Quero ir a todos os locais, dos nômades das estepes para os monges e monjas em seus conventos. Eu quero cruzar o limiar de cada casa.

Com Mahatma Ghandi, durante uma visita à Índia: “Ele nunca foi um cristão e ele nunca fingiu ser um cristão, mas eu aprendi muito com ele”.

O objetivo e meta da nossa vida é Ele, o Cristo, que nos espera – cada um isoladamente e em conjunto – para nos conduzir através dos limites de tempo para o abraço eterno de Deus, que nos ama.

Não há nenhum mal a ser enfrentado que Cristo não enfrenta com a gente. Não há inimigo que Cristo não já conquistou. Não há cruz para carregar que Cristo

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Jesus já nos deixou sua paz e nos deu sua paz , nos resta encontra_la dentro de nossos corações!

    NomeElizabete 7 de maio de 2013 9:12 Responder
    • Deus é mais pra mim!
      Deus é mais pra você!
      Deus é mais pra todo mundo!
      Deus é mais!!

      Nome Elizabete 7 de maio de 2013 9:23 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.