Diferença Entre Amor e Amizade

É uma pergunta um tanto difícil de ser respondida. Nem tanto pela resposta em si, mas também porque envolve sentimentos que são difíceis de expressar com palavras, de definir com argumentos lógicos e coerentes e muitas vezes são confundidos.

Amizade X Amor

Amizade X Amor

Entre amor e amizade, muitas pessoas preferem a amizade, pois uma grande amizade dura a vida toda. Porém outros dirão que preferem o amor, pois quem pode ter uma amizade para a vida toda, também pode cultivar um amor eterno.

Na realidade não existe muita diferença entre amor e amizade. Um faz parte do outro. Não existe amor sem amizade, e nem amizade sem amor.

Refletindo Sobre o Amor

                Existem diversas formas de amar, embora ele seja um só. Amor de pai, de mãe, de filho, de amigos entre si, entre um homem e uma mulher, etc.

Segundo um livro escrito por um autor desconhecido, “amar alguém é tornar essa pessoa tão real quanto a si próprio.” Quase sempre nossa realidade nos faz girar o nosso ego apenas em torno de nós mesmos, como se fossemos o centro do universo. Amar é perceber que existe alguém tão real quanto você é uma excelente definição que cabe a todas as formas de amar.

Refletindo Sobre a Amizade

                Não se doa nada sem querer algo em troca. Ser fiel sem pensar duas vezes. Querer estar junto todos os momentos. Amizade é tudo isso igual o amor. Por isso pode-se concluir que em uma amizade verdade, existe o amor. Um amigo pode dizer ao outro que o ama, assim como faz uma mãe a um filho.

Diferença Entre Amor e Amizade

                Sabemos que muitas semelhanças existem, mas quais são realmente as diferenças? Quando há certeza de que existe amor na amizade e que existe amor na amizade, uma definição deve ser refletida para saber de qual amor está se falando para realmente encontrar o que difere da amizade.

A pergunta apropriada a se fazer seria: o que difere em uma relação entre homem e mulher, entre uma amizade verdadeira e um amor verdadeiro?

Até onde pode ir um amor assim? Pode ser definido como o amor puro pelo ser humano, o amor pelo próximo, mas dizendo assim parece pouco relação ao amor entre familiares e amigos. Uma forma do homem ter certeza de que encontrou sua mulher, é quando seu amor por ela for maior que o seu amor pela própria mãe.

Diferença

Diferença

Quando se ama alguém a quem pretende se casar e construir uma família, criamos a expectativa de uma nova família a qual seremos os pais. Nesse caso nossos pais e irmãos passam a ser familiares e parentes e nós faremos parte de uma nova família, por isso não é errado dizer que você ama mais a sua esposa ou marido do que a sua mãe ou seu pai, poir uma mudança de família está sendo realizada.

Já o amor na amizade também é maior, embora muitas pessoas consideram a amizade mais importante. Amizade dura para a vida a toda, e um amor pro toda a eternidade. Mas para surgir o amor, deve surgir a amizade. E se há amizade, é porque há amor. Só há a diferença quando é amor entre homem e mulher, quando não há a relação de familiares que pode influenciar no relacionamento. Amizade é importante e pode influenciar sim de forma positiva um relacionamento, mas não definitivamente um amor verdadeiro.

É fato que quando uma relação atingiu um determinado nível de amizade, há a possibilidade dos dois namorarem e até mesmo se amarem. Pois isso significa que essas pessoas já atingiram o nível do outro amor, que é o amor de amizade, dessa forma toda a cumplicidade, a fidelidade e o companheirismo já estão inclusos em um só pacote, é de certa maneira meio caminho andado já.

Quando Que a Amizade Vira Amor?

Sempre que há uma grande amizade, há chances de virar um amor verdadeiro, o que acontece nessa transformação? Em que momento isso acontece? Há a probabilidade de a vivência ser um dos elementos responsáveis por essa transformação. A percepção apurada quando o despertar de sentir a outra pessoa como parte de si mesmo, é muito especial. Há muitas histórias de pessoas que sempre buscaram seu grande amor e quando menos o perceberam sempre esteve perto, ao lodo, sendo um amigo ou amiga.

Isso acontece muito, e por incrível que pareça realmente é de uma hora pra outra, como se a ficha caísse, como se o casal começasse sendo dois amigos e de repente se olham e pronto, percebem que têm tudo em comum e são queridos um para o outro. Nem todo amor começa com uma paixão ardente, até porque paixão é uma coisa e amor é outra totalmente diferente, mesmo que no amor haja os elementos da paixão, mas na paixão não há elementos do amor.

Sobre a Paixão 

                A paixão é um sentimento de intensidade muito grande, mas que vive um desequilíbrio. O amor é de mesma intensidade, mas há um equilíbrio e harmonia. Isso não quer dizer que a paixão seja ruim, ela só é diferente do amor. Muitas amizades começam com a paixão também. Depois que a paixão diminui, é que dá pra perceber que não era amor, e sim apenas amizade. Em muitos casos a amizade cresce primeiro pra depois vir o amor. Não há regras definidas para saber quando começa, mas dá pra saber quanto a continuidade, através da vivência, pela percepção de que há amor, tanto para manter quanto para fortalecer esse sentimento.

Isso não quer dizer que se você se apaixonar não vai amar, simplesmente quer dizer que se você se apaixonar, isso não é amor. Nesse caso é necessária uma amizade bem forte entre as duas pessoas, mesmo que já estejam namorando, para que possa surgir o amor.

Ainda que exista apenas a paixão, a intensidade em desequilíbrio, sempre há a possibilidade de que um simples desentendimento acabe com tudo. Isso acontece porque o desentendimento gera mais desequilíbrio ainda, e sem a força da amizade para administrar, a paixão somente não consegue administrar. Mas concluí-se que paixão mais amizade, pode gerar um amor verdadeiro. Mas tome cuidado com a ordem dos fatores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.