Dicas de Mensagens e Poemas

Começar o dia com o “pé direito” é uma das melhores coisas para que ele seja produtivo e atraia somente coisas positivas. Isso pode ser alcançado se realizarmos atos que gostamos de fazer, mas nem sempre ,devido ao fato da vida atribulada que levamos, podemos fazer. Praticar esportes, ouvir música, ler um livro logo quando acorda, se for de seu agrado, pode deixar o seu dia muito melhor.

Outras pessoas preferem começar o seu dia lendo ou assistindo um jornal, para se manter informado sobre o que aconteceu na madrugada e com as previsões diárias de alguma bolsa de valores ,por exemplo. Já outros preferem ouvir mensagens que deixem o dia mais animado e com vontade de seguir em frente. Outros preferem dedicar seus ouvidos a belos poemas, já que muitos enxergam em tais obras uma sensibilidade que não é um dom tão comum.

E no nosso artigo de hoje, iremos dar dicas de como procurar boas mensagens e poemas para serem lidos, podendo ser na internet ou em revistas e jornais. Vamos lá?


As Mensagens e os Poemas

As mensagens nada mais são do que escritos que possuem um significado, podendo conter um avis, uma lição de vida ou, até mesmo, um “puxão de orelha”. Em uma casa, por exemplo, quando a mãe sai para fazer algo, ela pode deixar uma mensagem a quem ficar no local, por exemplo, para avisá-lo de algo. Isso é uma mensagem. Mas não pense que a mensagem é somente escrita. Ela pode ser captada de vários jeitos, que englobam desde o escrito, até mesmo desenhos, caricaturas e figuras. Ou seja, a mensagem não necessita estar escrita, valendo, portanto, a sua interpretação e, conseguinte, a compreensão da mensagem feita pelo espectador a qual foi direcionada a mensagem.

Os poemas estão intimamente ligados com as mensagens, isso porque, através dele, também pode-se transmitir uma mensagem, com um pouco mais de requinte e, também, dificuldade. Isso porque, as palavras adotadas nos poemas costumam ser formais, e, algumas, ainda são do tempo em que a língua portuguesa era ainda mais complexa do que atualmente. As mensagens transmitidas pelos poemas, nesse sentido, já não são direcionadas a um leitor de forma individual, mas sim, focando um contexto. Por exemplo, em um poema religioso, a mensagem que pode estar sendo transmitida é a de que as pessoas devem adorar um deus em específico.  Assim como as charges, que são figuras que transmitem uma mensagem ao espectador, os poemas também cumprem essa tarefa com maestria.

Durante o início dos anos 2000, com o barateamento e da conseguinte acessibilidade dos aparelhos celulares para a população, um formato que se popularizou entre os jovens foi a possiblidade de se mandar uma mensagem de texto – tendo um limite máximo de até 200 caracteres- para outra pessoa, sem a necessidade de fazer uma ligação. É o famoso SMS, que, hoje em dia, perdeu espaço para os serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, Messenger, Telegram, entre muitos outros. No entanto, o serviço de SMS socorre aqueles que, por falta de internet, ainda mandam mensagens de texto por meio do aplicativo de mensagens nativo do celular. Vale lembrar que, apesar de o mercado dos smartphones estar crescendo cada vez mais, muitas pessoas ainda utilizam o bom e velho celular, que somente faz ligações e envia mensagens de texto, sem suporte para aplicativos mais recentes.

As músicas também conseguem reunir poema e mensagem em um só local. Isso porque as músicas sempre buscam transmitir uma mensagem a quem as ouve. Outras utilizam da estrutura do poema para fazer com que a mensagem que ela quer transmitir chegue de uma maneira satisfatória até os ouvidos das pessoas, isto é, que elas consigam interpretar, de forma correta, a mensagem transmitida por meio da música.

A MPB, música popular brasileira, é um exemplo de como mesclar música e poemas faz muito bem.  Muitas das músicas, às vezes, incompreensíveis em um primeiro momento, ao serem interpretadas, passam a aguçar os sentimentos dos ouvintes, que passam a buscar o verdadeiro sentido das palavras empregadas na música. E, nessa busca de sentido, a mensagem oculta por trás das músicas é revelada. Além de enriquecer o vocabulário de quem se aventura ao tentar decifrar as mensagens ocultas em poemas e músicas, ajuda a treinar o cérebro para a identificação com mais clareza em uma outra oportunidade.

Alguns serviços disponíveis para celulares e smartphones propõem o envio, mediante assinatura semanal, de, pelo menos, uma mensagem ao dia, que tem por objetivo encorajar a pessoa a encarar mais um dia com seriedade e determinação. Esses serviços costumam cobrar, no máximo, 5 reais por semana para mandar as mensagens. Se você se interessou por esse serviço, entre em contato com a sua operadora de telefonia e procure pelos serviços que podem ser prestados à sua conta.

Vinicius de Moraes

Como estamos falando de poemas e mensagens, não poderíamos deixar de mencionar um dos principais poetas do Brasil que reinventaram a arte de escrever no Brasil durante o século XX: Vinicius de Moraes. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1913, Moraes, além de poeta, foi um dramaturgo, compositor, diplomata, jornalista e cantor.  Notabilizado por seus sonetos, sendo que os seus poemas focavam, majoritariamente, no lírico, o que rendeu a ele a alcunha de Poetinha, por outros nomes consagrados como Tom Jobim.  Casou-se quase 10 vezes ao longo de sua vida, sendo que a sua última esposa foi Gilda de Queirós Mattoso.

Por conta de sua genialidade, Moraes foi uma das peças mais importantes para que a bossa nova tomasse corpo e forma no Brasil, e se transformasse no estrondoso sucesso durante a década de 50 e 60. Uma dessas composições foi “Chega de Saudade”, que foi escrita por ele em parceria com Jobim.

Realizou shows pelo Brasil e pelo mundo afora, tendo a companhia de outros gigantes da música como Chico Buarque e Nara Leão.  O seu último trabalho foi com o parceiro musical e também amigo Toquinho, no qual resultou no lançamento de “Arca de Noé”. Moraes morreu em 1980, depois de passar mal em sua casa. O álbum foi lançado um ano depois, em 1981.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • AMEI MUUUUITTTTTOOOOOO…………. VALEUUUUUUU…….

    bruna mayara 23 de janeiro de 2012 15:09 Responder
    • nossa eu entao nem se fala……..

      ryvania 13 de abril de 2012 14:08 Responder
  • leva a vida sem disperdicio

    tarciso alves antonio 17 de março de 2012 14:39 Responder
  • amo mensagens ; sempre que posso leio; me deixa bem.

    keli suppp 14 de abril de 2012 2:24 Responder
  • adoro mensagens sempre que posso leio me deixa bem.

    keli suppp 14 de abril de 2012 2:25 Responder
  • Gostei,interessante……

    Nome cristiane 13 de agosto de 2013 2:29 Responder
  • eu queria ser poeta mais poeta não posso ser poricu. Digo que te. Amo porque amo você

    keline 11 de abril de 2014 16:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.