Depoimentos de Amor e Testemunhos de Vida

Dicas de como dar conselhos para as pessoas e realmente ajudá-las: ajudar pessoas por amor é um verdadeiro depoimento de vida.

Parece natural dar conselhos para as pessoas que nos amam e que têm relações conosco. Nosso desejo de ajudar os outros também atinge os adultos com quem temos relacionamentos. Pode ser o cônjuge, companheiro, pais, pessoas adultos da família ou amigos, muitas vezes nos vemos tentando ajudá-los. E tentar auxiliar as pessoas é com certeza dar um testemunho de amor

Imagine que você notou que seu marido está fazendo as escolhas erradas e irá ter problemas sérios. É natural sentir a necessidade de intervir e ajudá-lo a evitar o fracasso.

Amor

Amor

Quando você ama alguém e quer o que é melhor para ele, sua tendência natural é ajudá-lo a evitar cometer erros, compartilhando seus conhecimentos e experiências.

Apesar de dar conselhos para as pessoas que você ama parecer útil e a coisa certa a fazer, muitas vezes essa atitude tem efeitos desastrosos sobre seus relacionamentos.

Existem Dois Tipos de Conselho

1. Conselhos não solicitados
2. Conselhos Pedidos

Se alguém que você ama pede conselhos, você tenta por todos os meios ajudá-la. Em momentos em que as pessoas procuram o seu conselho você deve dar seu depoimento de amor com muita sabedoria e simpatia para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre aquela questão.

O problema é devido à nossa natureza solidária, a maioria de nós passa pela vida dando ou pedindo, conselhos não solicitados a todos que passam pela nossa vida.

Imagem de Amostra do You Tube

Por Que Só Dar Conselhos Espontâneos às Vezes Não Funciona

Compartilhar suas experiências e o que você acha que é melhor, muitas vezes tem um efeito inverso quando você dá conselhos para as pessoas que não pediram por isso, por que:

  • Elas não querem o seu conselho. Querem apoio emocional em aprender com seus próprios erros e acertos. Na verdade, elas querem acertar algumas coisas na vida e você deve estar lá para sentir empatia com o que lhe aflige.
  • As pessoas geralmente não conseguem aprender a partir do conhecimento por si só. Elas devem aprender com a experiência.
  • Seu conselho pode fazê-las querer se rebelar contra você e ficarem contra suas escolhas ainda mais, por isso tenha cuidado e saiba o momento exato de como auxiliar alguém.
  • As pessoas não vão ouvir ou dar valor ao seu conselho, a menos que elas pediram por ele.
  • A pessoa que você está dando conselhos provavelmente já conhece o seu modo de pensar, mas não sofreu consequências ou dores suficientes para mudar de vida.

Pense na última vez que alguém tentou lhe dar conselhos indesejados e pergunte a si mesmo estas perguntas:

  • Ela ajudou você?
  • Será que você valorizou essa pessoa?
  • Você sentiu empatia com essa pessoa?
  • Você realmente ouviu o que ela disse ou você apenas esperou ela ficar quieta, para assim fazer o que já ia realizar antes de seu conselho?

Você provavelmente respondeu “não” a muitas das perguntas acima. Não só dar conselhos quando não solicitados é ruim para seus relacionamentos, mas, geralmente, nem mesmo ajuda a outra pessoa.

Conselhos

Conselhos

Conselho nos Relacionamentos

Um dos maiores problemas quando você dá conselhos para as pessoas que não pediram, é que normalmente isso reflete em seus relacionamentos.

Aqueles mais próximos a você querem se sentir amados, cuidados, ouvidos, respeitados e bem tratados. Quando você dá conselhos não solicitados, as pessoas muitas vezes podem se sentir:

  • Menosprezadas;
  • Achando que você não quer ouvi-las;
  • Que você não se importa como elas se sentem;
  • Que você não tenha entendido a sua experiência;
  • Irritadas com sua arrogância;
  • Desrespeitadas.

Então, o que começou como muito carinho, gesto amoroso de sua parte se transformou em um desastre para seus relacionamentos. Apesar de suas melhores intenções, as pessoas quase sempre percebem os conselhos não solicitados de forma muito negativa que prejudicam suas relações.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Não Dar Conselhos Para as Pessoas e Realmente Ajudá-las

Quando você bater em uma “parede de tijolos” e tiver os ferimentos para provar isso, pode ser extremamente difícil você não tentar impedir alguém que você ama de fazer a mesma coisa.

Quando você pode ver as pessoas mais próximas a você fazer escolhas que são ruins para elas, autodestrutivas ou que vão leva-las a consequências indesejáveis pode parecer que você seria uma pessoa terrível se não desse conselho.

Mas, isso é exatamente o que é melhor para a outra pessoa e seu relacionamento com elas.

Dicas para Ajudar Você a Evitar dar Conselhos não Solicitados

1. Experiência e consequências como resultado de tentativa e erro são os únicos verdadeiros professores. Você pode ter a melhor das intenções em ajudar seus entes queridos, mas você deve permitir-lhes aprender com suas escolhas.

2. Separe a pessoa do desejo de tentar ajudá-la a resolver seus problemas, a menos que solicitado.

3. Fazer más escolhas, cometer erros e bater em “paredes de tijolo” é uma necessidade na vida para se tornar forte, resistente e crescer emocionalmente.

4. A parte mais difícil será a de tolerar o desconforto de não dar conselhos não solicitados e vê-los “bater na parede de tijolos”. Lembre-se, não se trata de aliviar o estresse. O que esta em jogo é seu interesse pela outra pessoa e seu relacionamento com ela.

5. Fique conectado com a pessoa, embora não necessariamente concorde ou endosse suas escolhas. Sempre reconheça, aceite e se relacione com suas emoções, especialmente depois dela passar por algum problema difícil.

6. Nunca diga eu te avisei. “Digamos que eu estou aqui para você, mesmo não concordando com suas escolhas.”

7. Modele as escolhas que você quer que seus entes queridos façam, mas não os empurre diretamente sobre elas, a menos que eles peçam isso a você.

Considerações Finais

O maior de depoimento de amor que uma pessoa pode oferecer a outra é tentar ajudá-la em seus momentos difíceis. No entanto, é preciso saber a hora e o período exato para fazer as coisas de modo que a outra possa perceber sua boa intenção e seguir seus conselhos.

Depoimentos de amor são os de vida que em muitos casos podem salvar a vida de uma pessoa que amamos muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>