Conselhos Para Pessoas Depressivas

Vamos falar um pouco sobre depressão. A depressão é uma doença física e, pode ter o transtorno que ela causa no indivíduo controlado através de medicamento. O que causa a depressão é o baixo nível dos neurotransmissores seretonina e noradrenalina. Esses neurotransmissores são responsáveis pelo humor e pelo controle das emoções. Quando eles não estão funcionando corretamente o que se tem é a depressão. O medicamento receitado pelos médicos é para regularizar a função dos neurotransmissores. Porém só isso não adianta. A depressão precisa também de ser tratada por um profissional da área de psiquiatria (o psiquiatra pode receitar remédios). Geralmente uma pessoa entra em crise de depressão após passar por algum tipo de transtorno, aborrecimento ou trauma que ela não conseguiu resolver, não conseguiu superar. Alguns casos de pessoas depressivas trazem essa doença por herança genética. Mas a grande maioria desenvolve a doença depois de trauma psicológico, como já foi dito. Se em alguma situação você for colocado diante de uma pessoa depressiva e não sabe lidar com a situação, não faça nada e nem fale nada que só vai servir para piorar ainda mais o sofrimento de quem já está se sentindo sem saída. A pessoa deprimida não quer ouvir coisas do tipo: é assim mesmo, mas vai passar isso só está em sua cabeça, Não leve tão a sério o que você está sentindo, tem muita gente que já passou por isso, etc. Não existe nada pior para quem está em crise de depressão do que ouvir esses tipos de comentários. Em uma crise de depressão a pessoa entra em um estado de tristeza infinita. Onde nada e ninguém importa. A pessoa depressiva não se importa com a própria vida. Por isso, é bobagem tentar chamá-la à luz da razão com coisas como “você vai ficar doente se não se alimentar.” Esse tipo de comentário para quem está em depressão não faz a menor diferença. Simplesmente porque ela não está nem um pouco interessada em continuar vivendo.

O Que Fazer Para Ajudar?

Uma forma de conseguir ajudar alguém que está em depressão é só e simplesmente estar perto. Deixar que a pessoa perceba que você está ali. Ofereça carinho de forma silenciosa. Se a pessoa quiser falar, escute. Mas simplesmente escute sem perguntar nada. Isso porque ela só vai falar aquilo que consegue e que precisa botar pra fora. Qualquer tentativa de fazer com que a pessoa fale além daquilo que ela quer falar pode piorar a situação. O tratamento de uma pessoa em depressão não pode demorar a ser iniciado. É preciso que seja começado antes que a depressão se torne crônica. Caso isso aconteça, as defesas imunológicas da pessoa depressiva caem e ela pode desenvolver outras doenças, o que pode tornar o quadro mais grave ainda. Para aqueles que querem ajudar, para os amigos família e familiares de alguém que está passando por uma crise de depressão o importante é saber que ali se encontra uma pessoa doente. Uma pessoa que precisa de carinho, paciência, apoio, compreensão e presença.

Você Está se Sentindo Deprimido (a)?

Se você acordar pela manhã, em um belo dia e não achar graça em nada. Se você não conseguir perceber se o tempo está bom ou não. Sente-se na cama e reflita um pouco. Há quantos dias você está se sentindo assim? Ou começou agora? Tente ver da maneira mais clara que conseguir quanto tempo você não está se sentindo bem consigo mesma. Pense mais um pouco, aconteceu recentemente alguma coisa que tenha te aborrecido? O que foi e quando foi? Qual foi a sua reação quanto ao acontecido? Depois que tiver analisado todas essa coisas que de alguma maneira estão te fazendo mal. Tente uma coisa. Deite-se de novo. Fique deitado (a) pelo menos por uns dez minutos de olhos fechados. Procure não pensar no que está te aborrecendo, ao contrário , pense em algo bom que esteja querendo realizar.

Você Está se Sentindo Deprimido (a)?

Você Está se Sentindo Deprimido (a)?

Novo Acordar

Levante-se novamente! Tente um sorriso pra você mesmo (a). Olhe-se no espelho e sorria, abra alguma janela de onde você possa ver o céu. Veja com olhos diferentes. Tome um banho demorado e comece a se preparar para viver o seu dia. Se você trabalha, saia para o seu trabalho disposto (a) a ter um excelente dia custe o que custar. Meta na cabeça que ninguém vai estragar o seu dia, porque você já resolveu que ele será maravilhoso. E ele é seu. Se você não trabalha fora de casa. Saia mesmo assim. Depois do café, saia a andar um pouco pelas vizinhanças. Com certeza você perceberá coisas que nunca tinha visto antes. Vá até uma banca de jornal, tome um café em uma padaria, olhe as flores, converse com vizinhos. E por falar em flores, você tem alguma em casa? Porque não começa um jardim? Mas antes disso você pode enfeitar a casa com algumas flores. Certamente você descobrirá algumas que gosta mais.

Tudo Novo

Ao voltar para casa, não comece a relembrar o que te deixou triste. Ao contrário pense em coisas que precisa fazer e que te deixam mais contentes. Telefone para algum amigo (a) marque alguma coisa para fazerem juntos (as). Se não encontrar ninguém disponível no primeiro momento, saia sozinha. Existem muitas coisas que qualquer pessoa pode fazer sozinha. Vá fazer compras, a um cinema, lojas de roupas. O importante é que você não fique o dia inteiro em casa pensando na vida e pior ainda pensando no que te causou a enorme tristeza. Ao final do dia faça um balanço de seu dia. Veja como é que está se sentindo. Se era uma tristeza mais forte, porém possível de ser combatida sem mais ajuda, continue combatendo-a com as suas forças e determinação e com a certeza de que pode e vai conseguir superar. Porém se você perceber que esse estado de tristeza que está sentindo não começou agora e que ele pode estar aumentando, fale com a sua família e procure ajuda de um médico. Não caia em desespero. Existe tratamento para a depressão.

Tudo Novo

Tudo Novo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.