Como Entender e Refletir Sobre as Frases de Bondade

Em toda e qualquer sociedade humana a bondade e o altruísmo sempre são valorizados e fazem com quem as pessoas que são bondosas sejam respeitadas e queridas pelos outros membros do gripo social ao qual pertencem.

Nesse artigo vermos algumas frases sobre bondade para que possamos refletir sobre elas e quem sabe a partir da leitura, partir para a prática desse ato tão generoso e que faz muitas pessoas felizes.

Pesquisa Sobre Bondade

.

Uma pesquisa recente sugeriu que uma vez que você começa a fazer coisas boas para as outras pessoas, você pode não querer parar mais.
Não seria ótimo se você pudesse entrar em uma loja e comprar a felicidade ao longo da vida? A ideia não é tão fantasiosa quanto parece, contanto que o que você comprar seja para outra pessoa que estiver precisando.

Dois estudos recentes sugeriram que dar aos outros alguma coisa que ele esteja precisando, nos faz muito mais feliz do que gastar com nós mesmos. Além do mais, nossa bondade pode criar um ciclo virtuoso que promove a felicidade duradoura e altruísmo em volta de nós e abranger todos que estão a nossa volta.

Em um dos estudos, publicado no ano passado, os pesquisadores tinham pedido aos participantes para responderem a um questionário com o objetivo de medir a satisfação com suas vidas. Foram atribuídos tarefas a todos os oitenta e seis participantes para cada grupo de três pessoas.

Bondade

Bondade

Um grupo foi instruído a realizar um ato diário de bondade para os próximos dez dias. Outro grupo também foi orientado para fazer algo novo a cada dia ao longo desses dez dias. Um terceiro grupo não recebeu nenhum tipo de instruções.

Após os dez dias que se passaram, os pesquisadores pediram aos participantes para concluir o questionário sobre a satisfação com suas vidas novamente.

Os grupos que praticaram bondade e estavam envolvidos com causas altruístas experimentaram um significativo aumento da sensação de felicidade. Já o terceiro grupo não obteve qualquer indicio de que seus participantes estariam mais felizes.

http://www.youtube.com/watch?v=TYrYpGwSeeg

Os resultados sugeriram que as boas ações de fato fazem com que as pessoas se sentam bem, mesmo quando realizadas por tão pouco tempo, somente em dez dias. Pode haver benefícios particulares em diferentes atos de bondade, e como novidade ações bondosas parecem ligadas à felicidade também.

Mas a bondade pode ter um efeito mais longo, ainda mais profundo em nossa felicidade, de acordo com o segundo estudo publicado, os pesquisadores instruíram cerca de metade dos cinquenta e um participantes para recordar, tão vividamente como podiam a última vez que gastaram dinheiro com eles mesmos.

Os outros participantes tiveram que lembrar a última vez que passaram os mesmos valores para outra pessoa. Todos os participantes também completaram uma escala que media o quanto eram felizes.

Os pesquisadores, então, deram aos participantes pequenas quantias de dinheiro e duas opções básicas: Eles poderiam gastar com eles próprios (cobrindo um projeto de lei, outra despesa, ou um presente para si) ou com outra pessoa (através de uma doação para a caridade ou um presente).

Os pesquisadores lhes disseram para escolher o que iria fazê-los mais felizes, acrescentando que as suas escolhas permaneceriam anônimas, portanto eles próprios sentiram vontade de parecerem mais altruístas e bondosos. Os pesquisadores fizeram duas grandes descobertas.

Primeiro, de acordo com o estudo cientifico realizado, as pessoas em geral se sentiram mais felizes quando elas foram convidadas a se lembrarem de um tempo no qual compraram alguma coisa para alguém, ficando ainda mais felizes de quando se lembraram de comprar algo para si próprio. Este impulso de felicidade era o mesmo, independentemente de quanto o presente havia custado.

Mas a segunda descoberta é ainda mais provocante: os participantes mais felizes se sentiam em relação a sua generosidade no passado, sendo o mais provável que eles estavam se sentindo como se estivessem escolhendo no presente dinheiro para gastar com outra pessoa, em vez deles mesmos.

Mensagens Sobre Bondade

Mensagens Sobre Bondade

Nem todos os participantes que se lembravam de sua bondade no passado se sentiam felizes. Mas o numero dos que se sentiram felizes foi muito maior, sendo mais provável que eles se sentiam mais alegres quando praticavam algum ato de bondade ou altruísmo.

Os resultados sugerem uma espécie de “feedback positivo” entre bondade e felicidade, de acordo com os autores da pesquisa, de modo que um incentiva o outro.

As implicações práticas deste ciclo de feedback positivo poderia ser o engajamento da pessoa em uma determinada ação (por exemplo, convidar a mãe para um almoço) quanto mais feliz e mais feliz você se sente, mais provável que você possa fazer outro ato de bondade.

Isso também pode ser aproveitado pelas organizações de caridade: lembrando aos doadores que suas doações anteriores podem fazê-los felizes, e fazê-los experimentar a felicidade pode leva-los a fazer uma generosa doação para alguém que precise manifestando assim sua bondade.

Frases Sobre Bondade Para Serem Refletidas

.

Agora que todos nós já aprendemos um pouco sobre o conceito de bondade vamos ler algumas frases de pessoas que se destacaram cada um em seu campo de atuação.

“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”.
Khalil Gibran

“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”.
Albert Einstein

“Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade”.
Friedrich Nietzsche

“A bondade é a delicadeza das almas grosseiras”.
Fernando Pessoa

“A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor”.
Lao-Tsé

“Bondade é amar as pessoas mais do que elas merecem”.
Joseph Joubert

“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”.
Ludwig van Beethoven

“Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver”.
Platão

“A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado”.
Mahatma Gandhi

Considerações Finais

A maioria dessas frases foi dita por pessoas que muito mais do que falar praticavam a verdadeira caridade para com seu próximo. Em um mundo competitivo e muitas vezes cruel no qual vivemos, a bondade é o único ato que pode salivar os seres humanos de destruírem a si próprios.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.