Belas e Criativas Frases de Confúcio

Todas as pessoas em algum momento de suas vidas já ouviram falar nas belas frases de Confúcio. No entanto, muitas delas não sabem exatamente quem foi esse famoso filósofo chinês que viveu há muito tempo cerca de 500 aC. Nesse artigo citaremos algumas de suas mais criativas frases para que os leitores possam conhecer melhor esse grande homem e extrair de suas citações exemplos para a própria vida.

Sumário Sobre a Vida de Confúcio

Confúcio foi o mais famoso teórico, professor, filósofo e político China, que viveu na China de 551 aC a 479 aC durante uma época imperial, ele foi responsável por quebrar muitos dogmas e regras na China daquela época. Confúcio era de uma descendência nobre, mas sua família tinha perdido a sua riqueza e ele cresceu em uma relativa pobreza.

Seu local de nascimento foi no estado de Lu, que fazia parte do moderno Estado de Shantung. Confúcio se estabeleceu no estado de Lu e abriu uma escola em sua casa, onde ele iria ensinar qualquer um que quisesse aprender, independentemente de sua situação financeira, ou se tinha ou não condições de pagar as aulas.

Ele tentou participar do cenário político, tentando convencer seus contemporâneos líderes políticos da época a virtude de viver uma vida nobre e decente. Depois de mais de dez anos de luta na arena política, Confúcio decidiu estabelecer a sua escola e ensinou para o resto de sua vida. Desde então muitos anos se passaram desde a sua morte, e porque ele era um homem de boa reputação nobre e sábio, muitas lendas surgiram sobre ele.

Talvez os relatos mais reveladores e mais precisos sobre Confúcio podem ser encontrados por meio da análise do livro Os Analectos, uma coleção de frases e citações de Confúcio compilado por seus alunos imediatamente após a sua morte. Confúcio era obviamente um homem muito inteligente, sensível. Poderia se fazer um paralelo muito bem com que Platão teria chamado um filósofo.

Confúcio tinha certa compreensão de como as coisas deveriam ser ou como a verdade poderia aparecer e ensinava e agia de acordo com esta doutrina. Muitas pessoas apreciavam a sabedoria de Confúcio e buscava seus ensinamentos em momentos de angústia e incerteza.

Confúcio estava preocupado não só com o mundo das ideias, mas, pessoalmente, qual o caminho que deveria seguir, na tentativa de influenciar o estado através de cargos ou agir de uma maneira benevolente para com o povo. Ele não falava de coisas das quais ele sabia que não tinha conhecimento, como por exemplo, deuses ou formações militares, entre outros.

Ele retratou humildade, e um amor pela aprendizagem em todas as suas ações. No livro Os Analectos, é possível observar que ele instruiu as pessoas em vários aspectos: cultura, conduta moral, fazendo o melhor de si para ser digno de confiança que todos tinham nele.

Humildade e Amor

Humildade e Amor

No entanto, ele era um pouco pessimista sobre a qualidade das pessoas em seu mundo contemporâneo incluindo ele próprio. Ele afirmava não ter nenhuma esperança de encontrar um sábio neste mundo e, ele nunca ousou reivindicar o título de sábio para si.

Porém, ele estava sempre disposto a fazer o seu melhor para que o caminho da verdade pudesse prevalecer no mundo e instruiu aos outros com esta base filosófica. Isto nos dá uma imagem de Confúcio como uma espécie de guru inteligente, que sabia da inutilidade de suas ações e ainda assim insistia em fazer tudo o que pudesse, tanto para a moralidade pessoal quanto para moral social.

Ao contrário de um filósofo platônico, no entanto, Confúcio colocou grande ênfase sobre a conduta correta. Isto incluiu tratar as pessoas pobres com reverência, seguindo os ritos, respeitando os pais, e muitos outros aspectos. Esta ênfase no mundo salienta a relevância da filosofia de Confúcio e da importância do Caminho no mundo material.

Em resumo, Confúcio parecia ser muito humano e consciente de suas limitações, um sábio que gostava de aprender, humilde e inflexível sobre a benevolência da vida e da moral, realista, mas idealista, pois estava sempre disposto a tentar de novo de forma reverente e respeitosa.

Belas Frases de Confúcio

Agora que já conhecemos um pouco da vida desse grande filósofo da vida, analisaremos algumas de suas melhores frases.

“O que você não quer que façam a ti, não faça para os outros.”

Como homem benevolente e sempre voltado para suas ideias humanitárias que era Confúcio sempre esperava que as pessoas sempre fizessem o melhor que podiam para seus semelhantes, assim como ele estava sempre tentando fazer. Somente dessa forma, ao se colocar no lugar do outro, é que os seres humanos são capazes de cometer menos injustiças e agirem com mais honestidade nas mais diversas situações da vida.

“Eu quero que você seja tudo o que é você, profunda no centro do seu ser.”

A primeira coisa que um ser humano precisa saber na vida é conhecer sua própria essência. Somente desse modo ele sempre agirá com coerência em todos os momentos de sua vida.

“Aprenda como se você nunca fosse capaz de dominá-lo, segure-o como se você estivesse com medo de perdê-lo”
Nesta frase Confúcio nos alerta sobre o valor que devemos dar a tudo que temos na vida seja as coisas boas ou as ruins. A aprendizagem é fundamental para que a pessoa possa ser sábia e tenha condições de sair dos conflitos na vida da melhor maneira possível.

“A vida é muito simples, mas insistimos em fazer isso complicado.”

Esta frase de Confúcio reflete muito de seu pensamento e como os seres humanos poderiam viver bem melhor, se soubessem simplificar os problemas e conflitos de sua existência e pensar que tudo na vida passa por isso a simplicidade deve ser à base de todas as nossas ações.

“Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.”

Frases Célebres

Frases Célebres

Confúcio nos ensina que mesmo demorando se tivermos persistência em nossas vidas conseguiremos alcançar todos os nossos objetivos. Mas para que isso aconteça nunca devemos desistir de nossos ideais, pois com certeza um dia em algum momento de nossas vidas conseguiremos realizar tudo que sonhamos de melhor para nós e para todos que amamos.

Essa ultima frase deixamos para você leitor fazer sua própria reflexão:

“Aquele que aprende, mas não pensa, está perdido! Aquele que pensa, mas não aprende está em grande perigo.”

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.