Paulo Freire e uma Análise de suas Maravilhosas Citações

Paulo Freire é, sem sombra de dúvida, um dos maiores filósofos e educadores do Brasil. Nascido no mês de setembro de 1921 e falecido em maio do ano de 1997, ficou conhecido principalmente pelo seu trabalho de relevância incontestável no ramo da educação.

Com seu método inovador de alfabetização conseguiu modificador modelos acadêmicos até então utilizados e considerados como os únicos capazes de surtirem efeito entre os alunos. Com seu espírito crítico sempre foi a favor do diálogo com as pessoas que não faziam parte do mundo dos intelectuais da época, atitude que com certeza incomodou a muitos letrados no início.

Paulo Freire

Paulo Freire

Considerado pela grande maioria da comunidade acadêmica como um dos mais interessantes e expressivos pensadores de toda a história não só do Brasil, como também do mundo todo. Paulo Freire influenciou com todas as suas interessantes citações um importante movimento para toda a comunidade acadêmica, conhecido como a pedagogia crítica.

Citações

Vejamos agora algumas dessas citações e uma análise de cada uma delas para tentarmos entender a maravilhosa obra desse grande educador:

  • “Não se pode falar de educação sem amor.” – Nessa citação, podemos sentir todo o amor que Paulo Freire sentia pelo seu trabalho como educador, o modo como ele levava sua profissão quase como uma missão.

Uma das principais contribuições desse filósofo e educador foi, sem dúvida alguma, seu papel como defensor de um diálogo democrático, no qual as pessoas que antes nunca tinham sido ouvidas puderam enfim ter suas opiniões discutidas em um ambiente acadêmico.

Imagem de Amostra do You Tube

  • “Não há vida sem correção, sem retificação.” – Essa interessante citação de Paulo Freire mostra de certo modo como ele encarava a vida, ou seja, absolutamente nada, nem ninguém é tão perfeito que não pode se modificado ou que não seja passível de correção. Esse pensamento demonstra a atitude de um grande pensador que reflete que a vida na verdade é um grande aprendizado contínuo.
  • “Todo amanhã se cria no ontem, através de um hoje. Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos.”- Paulo Freire enquanto grande filósofo, nessa citação tenta mostrar o que as pessoas serão no futuro dependerá muito do que fizeram em seu passado. Desse modo, a vida passa a ser um grande jogo de causa e consequência, o qual nossas atitudes do presente com certeza influenciarão no futuro de nossas vidas.
  • “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta e prática.” - Freire nessa situação mais uma vez demonstra todo o seu amor pela educação e acredita que ela nada mais é do que a transmissão de um conhecimento adquirido de uma pessoa para outra. Paulo Freire fez da educação um tema simples e interessante de ser entendido pela grande maioria das pessoas, uma façanha que nunca até então ninguém tinha conseguido até aquela época.
  • “O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de se amor. Não se trata de apropriar-se da outro.” - Paulo Freire tinha o poder de encantar a todos os seus leitores, pois conseguia fazer citações sobre o amor como ninguém.

Essa citação deixa bastante claro para todos os seus leitores que devemos amar, mas sem nos apropriar da vida do outro, ou seja, aquele que ama de verdade entende que o ser amado deve ser livre para fazer suas próprias escolhas. O verdadeiro amor é aquele que liberta o ser amado para que ele possa alcançar suas próprias conquistas. Só assim os enamorados poderão viver seu amor intensamente.

  • “Amar é um ato de coragem.”- De novo nessa citação de Paulo Freire podemos perceber a maneira como ele encarava o amor, ou seja, de modo corajoso. Isso quer dizer que para amar completamente o outro, todas as pessoas devem ser bastante sinceras em seus sentimentos. Para que através do amor vivenciado possam ter a coragem de mostrar a todo o mundo que esse sentimento ainda existe e pode ser vivenciado de forma plena.
  • “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém.” - Paulo Freire, como um grande filósofo que foi, mostra a todos nós como é possível viver e amar de maneira mais simples que todos deveriam saber: com liberdade. Na verdade, Freire tinha ideias arrojadas para sua época e acreditava realmente que as pessoas tinham nascido para serem totalmente livres e libertas de todo e qualquer tipo de amarras.

Por isso, todos segundo sua visão, deveriam respeitar ao outro, sem querer em nenhum momento modificar suas vidas, pelo contrário o certo seria respeitar todas as opiniões que fossem diferentes das nossas.

Pensamentos

Pensamentos

  • “Se, na verdade não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.” Nessa bela citação de Paulo Freire, podemos verificar tudo o que ele pensava sobre a vida e a melhor maneira de vivenciá-la. Freire sempre teve um espírito de mudança e todos os seus pensamentos refletem essa intenção de mudar a sua própria vida, e a vida das outras pessoas para melhor.

Sua Contribuição para a Pedagogia

Sua contribuição para a pedagogia foi fundamental para fazer com que o cidadão comum pudesse refletir criticamente sobre o que vinha sendo ensinado até então. Desse modo, a transformação, tanto acadêmica, quanto na vida das pessoas, deve ser de maneira gradativa. Porém deve ser realizada para que todas as pessoas possam transformar seus sonhos de mudança e uma realidade que possa beneficiar ao outro.

A vida e a educação para Paulo Freire parecem ser um grande desafio que com certeza ele conseguiu vencer, pois suas obras de valor inestimável continuam influenciando até os dias atuais o processo de ensino e aprendizagem que tanto contribui para o engrandecimento cultural do cidadão comum.

Desse modo, Paulo Freire pode ser considerado um dos maiores educadores e, principalmente, filósofos do nosso século, pois através de seus pensamento e citações a grande maioria das pessoas pode refletir sobre o que realmente significava a educação para as massas. E, acima de tudo, aprender o verdadeiro sentido da palavra amar, que muito mais do que manter uma pessoa ao nosso lado é libertá-la para que possa se desenvolver, e ser livre para nos amar de modo verdadeiro e eterno.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>