Napoleão Bonaparte e Suas Frases

Napoleão Bonaparte entrou para a história por ser um maravilhoso conquistador de territórios, uma grande estadista. Em bem pouco tempo tomou conta de quase toda a Europa.

Ele nasceu em Ajaccio, no dia 15 de agosto de 1769 e morreu em Santa Helena no dia 05 de maio de 1821. Conseguiu grande destaque durante os últimos tempos da Revolução Francesa, sendo o Imperador da França  durante aproximadamente 10 anos, entre 1804 e 1814 e voltou a sê-lo posteriormente, em 1815, mas por poucos meses, advindo sua derrota definitiva.

Além das conquistas de territórios, Napoleão deixou um grande legado com seu Código Napoleônico, que acabou servindo de inspiração para a legislação de diversos outros países. Através de todos seus embates foi ainda o responsável por estabelecer a hegemonia da França sobre grande parte da Europa. Bonaparte ganhou grande destaque no tocante a Primeira República Francesa e comandou com sucesso as campanhas contra a  Primeira e Segunda Coligação.

No ano de Em 1799, comandou um golpe de Estado instalando-se como primeiro cônsul e passados cinco anos, o Senado Francês o nomeou Imperador. Logo em sua primeira década de governo, Napoleão e seu exercito se envolveram em diversos conflitos contra todas as potências europeias.

Após diversas vitórias, a França acabou garantindo uma posição dominante no continente mantendo grande influência, a custo da formação de grandes alianças e ainda a nomeação de amigos e familiares para administrar outros países europeus como subordinados da França. As investidas de Napoleão até hoje são estudadas nas academias militares de grande parte do mundo.

A famosa Campanha da Rússia, realizada em 1812, marcou uma guinada na sorte de Napoleão. Sua armada foi gravemente danificada durante a luta e nunca mais se recuperou totalmente.

Já em 1813, a chamada Sexta Coligação derrotou suas armada em Leipzig e, no ano seguinte, invadiu a França, forçando Napoleão a abdicar e se exilar-se na Ilha de Elba. Menos de um ano depois, Napoleão fugiu de Elba e voltou ao poder, no entanto, foi derrotado durante a Batalha de Waterloo, em junho de 1815.

Napoleão passou seus últimos anos confinado em poder dos britânicos na Ilha de Santa Helena. E, de acordo com uma autópsia realizada, morreu de câncer no estômago, mas as suspeitas indicam que possa ter havido um envenenamento por arsênico.

Frases de Napoleão Bonaparte

Frase 1: A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo.

Frase 2: Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro.

Frase 3: A morte é um sono sem sonhos.

Frase 4: Há duas forças que unem os homens: medo e interesse.

Frase 5: Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.

Frase 6: O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.

Frase 7: Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.

Frase 8: Cada hora de tempo perdido na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro.

Frase 9: A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos.

Frase 10: A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã.

Frase 11: Um líder é um vendedor de esperança.

Frase 12: A capacidade pouco vale sem oportunidade.

Frase 13: Sabei escutar, e podeis ter a certeza de que o silêncio produz, muitas vezes, o mesmo efeito que a ciência.

Frase 14: Do sublime ao ridículo, só um passo é necessário.

Frase 15: O homem superior é impassível por natureza: pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem – ele não ouve senão a voz da própria consciência.

Frase 16: A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema.

Frase 17: O tolo possui uma grande vantagem sobre o homem de espírito; está sempre contente consigo mesmo.

Frase 18: O erro está nos meios, bem mais do que nos princípios.

Frase 19: Os homens são porcos que se alimentam de ouro.

Frase 20: A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento.

Frase 21: No dia do Juízo Final, os médicos terão de responder por mais vidas do que os generais.

Frase 22: A primeira qualidade de um comandante é cabeça fria para receber uma impressão correta das coisas. Não deve deixar-se confundir quer por boas quer por más notícias.

Frase 23: É um dom ser capaz de reconhecer, de um só golpe de vista, as possibilidades do terreno.

Frase 24: Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso. Se aumentardes a primeira fração, sereis pusilânimes. Aumentai a segunda, sereis temerário.

Frase 25: As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância.

Frase 26: Existem, apenas, duas espécies de planos de batalha, os bons e os maus. Os bons, falham quase sempre, devido a circunstâncias imprevistas que fazem, muitas vezes, que os maus sejam bem sucedidos.

Frase 27: Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.

Alexandre, César, Carlos Magno e eu mesmo fundamos impérios, mas à base de que firmamos as criações do nosso gênio? À base da força. Só Jesus Cristo fundou seu reino à base do amor, e até hoje milhões de homens morreriam por ele.

Frase 28: Para se fundar uma religião é preciso primeiro morrer e depois ressuscitar, a primeira eu não quero, a segunda eu não posso.

Frase 29: “O tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera – se uma posição, um exército e até um país, mas o tempo perdido, jamais.”

Frase 30: Asseguremo-nos bem do fato antes de nos inquietarmos com a causa. Este método é muito lento para a maioria das pessoas, que correm atrás da causa e descuram a verdade dos fatos.

Frase 31: O grande político conhece-se pelo fato de os seus pensamentos viverem depois da sua morte ou da sua derrota.

Frase 32: Eu estava fazendo uma revolução na força da guerra…, mas lendo as páginas deste livro (a Bíblia) descobri que Cristo fez uma revolução muito maior do que eu, sem violência e destruição, fez a revolução do amor e da liberdade espiritual mediante o sangue da sua cruz.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.