Frases Para Pedir Desculpas: O Perdão é Essencial

Um pedido de desculpas é uma expressão de remorso por algo que você fez de errado, e, ocasionalmente, serve como um pedido de perdão, também. Desculpar-se por um erro pode parecer uma tarefa impossível, mas você pode fazer isso sem problema algum. Veremos nesse artigo algumas belas frases para serem ditas como pedido de desculpas por algo que fizemos de errado. Mas antes das frases, falaremos um pouco sobre o pedido de desculpas.

Me Perdoa

Me Perdoa

Como Determinar o Que Deu Errado

Você disse algo insensível para alguém? Será que você não chegou a cumprir alguma coisa que prometeu a pessoa? Você fez uma ofensa recente ou já foi há muito tempo? Você não poderá se desculpar de forma eficaz se você não sabe o que você fez de errado. Se não acha que você fez alguma coisa errada, então expressar arrependimento ou tristeza dá a sensação de que alguém está experimentando algo como resultado do que você fez.

Presumindo que o efeito não foi intencional, a base do pedido de desculpas muitas vezes está em não ter previsto como suas ações afetariam essa pessoa, percebendo que os benefícios da ação não superam as consequências imprevistas, e querendo compensar a sua atitude.

No entanto, se a outra pessoa acha que você fez algo de errado, apenas pedir desculpas para ser educado, e não reconhecer que você fez algo errado pode significar vocês dois não poderão chegar a um entendimento.

Imagem de Amostra do You Tube

Entenda que se o seu erro foi ofender alguém, mesmo que você não estivesse certo, é irrelevante. Você poderia ter apontado uma falha muito real, mas tenha em mente que você está pedindo desculpas por fazer a outra pessoa se sentir mal.

Assuma total responsabilidade sobre o que você fez. Assuma o erro como se ele fosse inteiramente seu, sem compartilhar a culpa com mais ninguém, e sem apresentar circunstâncias atenuantes. Admita que você estava errado enfaticamente, sem reservas, e, o mais rápido que possível.

Perceba que não há desculpas. Não tente pensar em pedir alguma em determinada situação. Um pedido de desculpas somente por fazer não é um pedido de desculpas. Assuma total responsabilidade pelo que fez.

Um pedido de desculpas incompleto muitas vezes parece mais como um insulto, porque implica que você não vê a dor da outra pessoa como válida.

Um pedido de desculpas com outra desculpa não é simplesmente um pedido de desculpas. Pode muito bem ser que outras pessoas ou circunstâncias contribuíram para a situação, mas você não pode pedir desculpas para eles, você só pode pedir desculpas para si mesmo, e deixá-los de fora.

Escolha o momento certo para pedir desculpas. Às vezes, imediatamente após o seu erro não é o melhor, às vezes é melhor esperar. A consequência de uma palavra dura pode ser atenuada imediatamente com um pedido de desculpas rápido, mas outros problemas podem precisar de outra pessoa para servir como intermediaria antes, para que eles fiquem dispostos a continuar a ouvir a frase seguinte.

No entanto, quanto mais cedo você pedir desculpas por seu erro, o mais provável será ele ser visto como o erro de julgamento e não como uma falha de caráter. Quanto mais você esperar para pedir desculpas, mais difícil vai ficar para consertar o relacionamento para sempre.

Escreva o seu pedido de desculpas em uma carta. Se você está tendo um momento difícil para reunir as palavras de um pedido de desculpas, considere escrever seus sentimentos em uma carta. Você pode fazer o seu pedido de desculpas para a outra pessoa como uma letra de alguma música, ou usar as notas como um guia enquanto você entrega o seu pedido de desculpas em pessoa.

Reserve seu tempo e resolva exatamente o problema quando você se sentir compelido a pedir desculpas, e o que vai fazer para garantir o erro não irá acontecer de novo.

Se você não se sentir confortável com a escrita, você pode usar também um gravador de voz. Não só este vai ajudar a se lembrar de o que dizer quando você estiver cara-a-cara com a pessoa, mas você também pode trazer a cópia com você e entregar a ela. Essa sugestão é quando você achar o pedido de desculpas bastante difícil para fazer.

Um pedido de desculpas pelo telefone, enviado por e-mail ou gravado pode mostrar uma falta de sinceridade e esforço. Se possível, é melhor pedir desculpas pessoalmente.

Comece com o que deu errado. Comece o pedido de desculpas, especificando suas ofensas e os sentimentos que suas ações possam ter causado. Detalhadas tudo sobre o incidente, de modo que a outra pessoa saiba exatamente o motivo sobre o qual você está pedindo desculpas a ela.

Evite dizer frases do tipo: “eu sinto muito que você se sentiu assim” ou “eu sinto muito que você tenha se ofendido.” ”Estou arrependido pelo que fiz” “Eu sinto muito que você esteja se sentindo assim”, pois isso faz parecer que você está culpando a outra pessoa, e não é um pedido de desculpas real e verdadeiro. Validar seus sentimentos ou desconforto, reconhecendo sua transgressão e seus potenciais efeitos sobre a outra pessoa, enquanto assumir a responsabilidade pelos próprios atos.

Perdoar é Ser Forte

Perdoar é Ser Forte

Procure fazer as pazes com a pessoa. Pense sobre o que o levou a fazer a ofensa. Será que é porque você é um pouco descontraído sobre a hora certa de brigar, ou de se lembrar de datas importantes? Será que é porque você tende a reagir imediatamente a certos comentários, sem parar para considerar um ponto de vista alternativo?

É porque você está infeliz com sua vida, e você sem querer atira essa infelicidade sobre os outros? Encontrar o problema subjacente descrevê-lo para a pessoa como uma explicação, não uma desculpa, e dizer-lhe o que você pretende fazer para corrigir esse problema, de modo que você possa evitar o mesmo erro no futuro.

Peça perdão. Pergunte se a vai te dar outra chance de compensar o que você fez de errado. Diga que gostaria de mostrar que você aprendeu com seu erro, e que vai tomar medidas para mudar e crescer enquanto ser humano. Faça um pedido claro de perdão e espere por sua resposta. Isto dá a pessoa ofendida o bem merecido “poder” para determinar o resultado da situação.

Frases e Poemas de Pedido de Desculpa

Poemas de Pedido de Desculpas
Se você errou
Se você errou, peça desculpas…
É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo diga…
É difícil se abrir?
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça…
É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o…
É difícil entregar-se?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida…
Mas, com certeza, nada é impossível…
Cecília Meireles

Imagem de Amostra do You Tube

“Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa”.
Benjamin Franklin

“Se você errou, peça desculpas”…
É difícil pedir perdão? “Mas quem disse que é fácil ser perdoado”?
Cecília Meireles

“Muitas vezes não procuramos razões para fazer o que fazemos, mas desculpas”.
Somerset Maugham

“Coloque todas as desculpas de lado e lembre-se: Você é capaz”
Zig Ziglar

Posts Relacionados

Ter a humildade de pedir desculpas quando se comete um erro é fundamental. As frases mostradas acima irão te ajudar a conseguir o perdão de alguém que é importante para você e que, por algum motivo, ficou magoado. Confira nos links abaixo mais mensagens especiais com pedidos de desculpas para tocas o coração das pessoas.

Um comentário

  1. adorei fez mi pensar e ver as coisas de outra maneira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>