Mensagens Dia de São Valentim e Sua História

História de São Valentim

São Valentim (em latim, Valentino) um santo romano amplamente reconhecido é comemorado em 14 de fevereiro e associado desde a Idade Média, com uma tradição de amor cortês.

Nada se sabe de forma confiável de São Valentim, exceto seu nome e o fato de que ele morreu na Via Flamínia norte de Roma, em 14 de fevereiro. É ainda incerto se São Valentim possa ser identificado como apenas um santo ou dois santos com o mesmo nome.

Por estas razões, esta comemoração litúrgica não foi mantida no calendário católico de santos para a veneração litúrgica universal tal como revista em 1969. Mas o Valentino mártir que morreu no dia 14 de fevereiro, na Via Flaminia perto da ponte Milvio, em Roma ainda permanece na lista de santos reconhecidos oficialmente para veneração local.

Dia de São Valentim, é conhecido como Dia dos Namorados, ou a festa de São Valentim, sendo comemorado em muitos países ao redor do mundo, principalmente no Ocidente, embora continue a ser um dia de trabalho em todos eles.

Valentine Day

Valentine Day

O Dia dos Namorados começou como uma celebração litúrgica de um ou mais primeiros santos cristãos nomeados Valentino. O mais popular associado a São Valentim era que ele estava preso para a realização de casamentos dos soldados que foram proibidos de se casar, e para ministrar aos cristãos, que foram perseguidos durante o Império Romano, durante a sua prisão, ele disse ter curado a filha de seu carcereiro e antes de sua execução, de acordo como conta a lenda, ele escreveu: “de seu Valentine”, como uma despedida para ela.

A Igreja Ortodoxa também comemora o Dia de São Valentim, ainda que em 06 de julho e 30 de julho, a data anterior em honra dos romanos presbíteros de São Valentim.

Associação do dia com o amor romântico cresceu na Alta Idade Média, quando a tradição do amor cortês floresceu.

Por volta do século 15, tinha evoluído para uma ocasião em que os amantes expressaram seu amor um pelo outro, apresentando flores, oferecendo produtos de confeitaria, e envio de cartões (conhecido como “Valentines”).

Os símbolos do Dia dos Namorados, que são usados hoje incluem o coração em forma de esboço, pombas, e da figura do alado Cupido. Desde o século 19, Valentines manuscrita deram lugar à produção em massa de cartões.

Imagem de Amostra do You Tube

América Latina

Em alguns países latino-americanos o Dia dos Namorados é conhecido como “Día Del Amor y La Amistad” (Dia do Amor e da Amizade). Por exemplo, o México, República Dominicana Costa Rica, Equador, e Porto Rico, bem como outros. Também é comum ver as pessoas realizarem “atos de celebração” para os seus amigos. Na Guatemala, é conhecido como o “Día Del Cariño.”.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, provavelmente porque é o dia antes de Santo António, conhecido lá como o santo do casamento, quando, tradicionalmente, as mulheres solteiras realizam rituais populares, chamadas simpatias, a fim de encontrarem um bom marido ou namorado. Os presentes dos casais que eles trocam incluem chocolates, cartões e buquês de flores.

O Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados

O dia 14 de fevereiro (tradicional Dia dos Namorados) não é comemorado em todos, porque, geralmente, cai muito pouco antes ou depois do Carnaval brasileiro – que pode cair em qualquer dia a partir de início de fevereiro ao início de março e dura quase uma semana.

Por causa da ausência do Dia dos Namorados e as celebrações dos carnavais, o Brasil é um ponto turístico popular em fevereiro para solteiros ocidentais fugirem do feriado em seus países.

Na maior parte da América Latina, o Día Del amor y La amistad e o Amigo secreto (“amigo secreto”) são bastante populares e geralmente comemorados juntos no dia 14 de fevereiro (uma exceção é a Colômbia, onde é celebrada a cada terceiro sábado de setembro e o Brasil).

Imagem de Amostra do You Tube

Mensagens Românticas Para o Dia de São Valentim

São Valentim é padroeiro dos namorados, por isso nada melhor do que comemorar essa data enviando lindas mensagens românticas e compartilhar seus sentimentos com a pessoa amada.

“Se algum dia se sentir triste olhe para o sol, se vires uma flor murchar coloque uma gota de água. Se as pétalas das flores não se abrirem mais, se a sua noite não tiver mais estrelas, e se a sua voz não puder mais pronunciar, se o seu coração sentir apenas palpitações, se a cigarra do teu jardim te perturbar”.

“Se a janela do teu quarto não tiver mais um horizontes. Se a tua mocidade já esmoreceu com o tempo. Se as noites dos teus amores Já estiverem mais frias, se a tua batalha já estiver no fim, se o mar já não tiver mais vento a te acariciar. É tempo de amar.”
Autor desconhecido.

“Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível para outros”.

(Mauriac)

“Quando o amor enche o coração, não deixa nele lugar para mais nada. Nem para o ódio, nem para o rancor, nem para o orgulho”.

(José Mallorqui)

“Um homem tem a idade da mulher a quem ama”.
(Provérbio chinês)

“O amor por uma pessoa deve incluir os corvos do seu telhado”.
(Provérbio chinês)

“Amar não é mais que morrer em si para renascer no outro”.

(Autor desconhecido)

“Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou nunca se amou de verdade”.

(M. Paglia)

“O amor não deve ser apenas uma chama: deve ser também uma luz”.

(Henry David Thoreau)

“Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade”.

(Gottfried Leibnitz)

“O segredo para dar mais relevo às coisas mais humildes, mesmo às mais humilhantes, é amar”.

(Josemaría Escrivá)

“O amor não tem idade, está sempre a nascer”.

(Blaise Pascal)

“A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”.

(Madre Teresa de Calcutá)

“É difícil dizer adeus quando se quer ficar, é difícil sorrir quando se quer chorar, mas difícil é ter que esquecer quando se ama alguém!”
Autor desconhecido

“Quando pensares que não és ninguém no mundo, pensa que podes ser o mundo de alguém”…
Autor desconhecido

“Só vou deixar de gostar de ti, quando um pintor conseguir reproduzir na tela o som de uma lágrima a cair”.
Autor desconhecido

“Simplicidade é ter o céu e só querer uma estrela. Simplicidade é ter o mar e só querer uma gota. Simplicidade é ter o mundo e só te querer a ti”.
Autor desconhecido

“O mar falou-me da sua grandeza, dos impérios que o fomentam, das cidades que o habitam, das forças que o agitam. Eu falei-lhe de ti e ele… sentiu-se pequeno!”
Autor desconhecido

Salete Dias

Um comentário

  1. Ser feliz e ter quem te entenda, ser rico e ter o amor, ser intiligente e saber valorizar a pessoa que te faz feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>