Mensagens de Atleta

É consenso entre todas as pessoas que o esporte faz parte da vida de todo mundo, tanto de modo direto quanto de modo indireto. Isso porque são muitas as pessoas que encontram no esporte a sua realização e a felicidade pessoal.

Tal afirmação pode ser confirmada pela quantidade de pessoas que se dispõem a representar os seus países em competições nacionais e internacionais, como as Olimpíadas, que foram um verdadeiro sucesso em sua última edição, sediada no Rio de Janeiro em 2016. O Brasil, país sede, teve o seu melhor desempenho justamente nessas competições realizadas “em casa”, com um saldo de quase 20 medalhas conquistadas. Na ponta do ranking, os EUA reinaram tranquilamente durante toda a competição.

Apesar disso, o esporte tem maior investimento em países ditos desenvolvidos. No entanto, não se pode negar que muitos atletas que são verdadeiros “fenômenos” mundiais em suas categorias são oriundos de países que são considerados “pobres”, principalmente de países da América Latina ou países da África.

Ao ver os atletas disputando algum título ou medalha, a pergunta que geralmente vem em nossa cabeça é a seguinte: Qual será a mensagem ou legado que o atleta quer passar ao mundo ao disputar variadas disputas? Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o esporte no Brasil e alguns de seus atletas mais notáveis. Também, vai conhecer qual é a mensagem que todos os esportistas buscam passar aos seus espectadores. Vamos lá?

O Esporte no Brasil

Como já deve ser de conhecimento, o esporte tem muito mais função do que somente servir para fazer com que o corpo mantenha um padrão aceitável para a saúde.  A definição da palavra “esporte” é a seguinte: prática que, tanto individual como grupal, tem por objetivo mostrar destreza física e emocional para se alcançar um objetivo.

Ou seja, tanto individualmente quanto em grupo, as pessoas praticam o esporte com o intuito de mostrar ao público e aos adversários a sua técnica e destreza para atravessar aquilo que lhe foi solicitado, como , por exemplo, em uma competição de salto à distância. É um belo exemplo de esporte individual que avalia o melhor participante.

Já os esportes em grupo, como o futebol, o basquete ou o vôlei são aqueles que tem por finalidade mostrar a outra equipe adversária o seu dom e treino para o enfrentamento.  Além disso, mostra também a “confraternização” entre as equipes, já que, com admiração e respeito, na maioria das vezes, os campeonatos realizados são repletos apenas de boas atuações e, também, pequenos sofrimentos tanto na parte do time quanto na parte dos torcedores.

No Brasil, o esporte é um dos assuntos mais levantados em discussões públicas, por conta da sua grande atuação pelo território tupiniquim. Também, não é para menos: O Brasil é um dos países com maior número de esportistas do mundo.  Não é exagero dizer que o país tem a alcunha de “País do Futebol” à toa: É uma das nações que mais exportam craques do esporte para outros locais do planeta. Fora que, o futebol é um dos esportes mais difundidos por aqui. Além desse, o vôlei – e o vôlei de praia- o basquete, o futebol de salão e outros também possuem grande apreço, sendo que seus times são considerados um dos melhores do planeta.

Ultimamente, os antigos governos começaram a dar uma atenção especial aos atletas, concedendo a eles bolsas para treino, que ficou conhecido como “Bolsa Atleta”, que era um estímulo para que os atletas continuassem o seu treino para melhorar as pontuações brasileiras nas várias competições nacionais e internacionais.

A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, e a recente Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016 ajudou a fortalecer a reputação esportiva do Brasil perante o mundo, tanto pelo esporte mostrado, quanto pelo cuidado da nação ao apresentar ao planeta uma grande organização, prudência e carinho ao realizar os eventos.

Os Atletas Brasileiros Mais Conhecidos

Como já dito, o Brasil é um reduto de atletas. Muitos conseguiram fazer carreiras internacionais e são conhecidos como as figuras mais importantes do esporte no Brasil e, também no mundo, Confira alguns deles:

Pelé

Conhecido pela alcunha de “Rei do Futebol”, Pelé é um dos maiores futebolistas de todos os tempos. Tem em sua carreira um saldo de mais de 1300 gols, além de outros feitos históricos. Iniciou sua carreira no Santos Futebol Clube, passou pela Seleção Brasileira de Futebol e encerrou a sua carreira do Cosmos de Nova Iorque.

Ayrton Senna

Considerado um dos maiores pilotos automobilísticos do planeta, Ayrton Senna é outra figura importante do esporte Brasileiro. Fez história na Fórmula 1, sendo o favorito para vencer a maioria das competições. Veio a falecer em um acidente na competição em Ímola, na Itália, em 1994.

Maurren Maggi

Campeã Olímpica natural de São Carlos, em São Paulo, a atleta Maurren Maggi fez história em sua carreira. Conquistou medalha de outro nas olimpíadas de Pequim em 2018, na modalidade de Salto em distância, além de vários outros prêmios e condecorações recebidos por suas performances em outras competições. Passou a ser comentarista na Rede Globo durante as Olimpíadas de 2016, sendo muito elogiada por sua atuação.

Hortência

Grande nome do Brasil no basquete feminino, Hortência é uma das brasileiras mais conhecidas mundo afora. Na época de sua atuação, conseguiu quebrar vários paradigmas, dentre eles, a presença de mulheres no basquete, que era um esporte considerado “masculino” e, também, passou a chamar a atenção do planeta para a modalidade de basquete, que ainda era desconhecida por aqui. Em 1996,durante as Olimpíadas de Atlanta, Hortência, junto com a seleção brasileira feminina de basquete, conseguiu a medalha de prata para o país.

Qual a Mensagem Que os Atletas Passam aos Espectadores?

Os atletas, sejam eles de qual nacionalidade ou categoria for, sempre desejam mostrar ao mundo uma mensagem, que pode ser de paz, de esperança, de perseverança ou todos juntos. Muitos sabem que, no Brasil, alguns dos atletas geralmente são pobres, não dispondo de muitos recursos financeiros, e que enxergaram no esporte uma maneira de se reinventar e conseguir ultrapassar os obstáculos impostos pela vida.

Muitos desses esportistas são treinados por pessoas que realizam trabalho voluntário, com o intuito de ajudar quem precisa e providenciar a eles um futuro com mais esperança, sucesso e dignidade.  Ainda assim, muitas pessoas acreditam, de forma errônea, que os atletas dispõem de recursos mais do que suficientes para se manterem, e, como já sabemos, nem sempre é assim.

Portanto, uma das mensagens que os atletas deixam a todos é que, por meio do esporte, é possível vencer, sim. Seja nas competições, na vida ou em ambas. Basta fazer aquilo com carinho, força e perseverança, que o resultado, algum dia, irá surgir.

Programas não governamentais, como ONG’s e o Criança Esperança, programa de ajuda a pessoas carentes com o apoio da Rede Globo, são alguns dos exemplos de trabalhos que visam ajudar pessoas carentes a encontrarem algum “norte” para suas vidas, seja no esporte, no estudo, enfim. Por meio de projetos como esses é que muitas pessoas “atletas” estão onde estão hoje.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cumprimentos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.