Conselhos Para Controlar e Superar o Ciúme

O ciúme é uma emoção natural, mas pode ser doloroso e difícil de controlar. Ele acontece mais comumente dentro de um relacionamento romântico, embora possa ocorrer entre irmãos e outros membros da família, nas amizades e nas relações profissionais.

Uma pequena quantidade de ciúme pode ser boa. Por exemplo, se ele é leve e bem gerenciado pode ajudar um casal a apreciar um ao outro e adicionar mais paixão em seu relacionamento.

No entanto, o ciúme excessivo pode destruir relacionamentos e prejudicar a saúde da pessoa. Nesse artigo veremos conselhos para controlar e superar esse sentimento que às vezes pode nos fazer muito mal.

Ciúmes

Ciúmes

Por que as Pessoas sentem Ciúme?

Quando alguém sente ciúmes, sente de uma pessoa ou uma situação de ameaça a algo que ela valoriza muito, especialmente um relacionamento.

O ciúme pode fazer você se sentir irritado, ansioso e ameaçado. Você pode se tornar vigilante em excesso, sensível e possessivo.

Como você Sabe se o seu Ciúme é um Problema?

Psicólogos sugerem que, se você está preocupado com o seu ciúme, pergunte a si mesmo três questões simples:

1) É este sentimento interferi com a minha vida normal?
2) O meu ciúme pode machucar alguém que eu amo?
3) Será que o meu ciúme me controla mais do que eu posso controlá-lo?

Se a resposta for sim a qualquer destas perguntas, você vai precisar de mais ajuda. Não sinta vergonha de procurar auxilio psicoterápico. É saudável para lidar com emoções intensas.

Como o Ciúme pode ser Prejudicial

  • Sua Saúde

O ciúme pode tomar toda a sua vida e levar a problemas de sono e falta de apetite. Especialistas dizem que sentimentos intensos de ciúme podem ter efeitos semelhantes aos da ansiedade crônica, inclusive aumentando a frequência cardíaca, provocando sudorese e cansaço.

Se não for gerida de forma adequada, a inveja o ciúme também podem levar à depressão.

  • Seu Relacionamento

O ciúme pode afetar seu relacionamento de uma forma negativa, especialmente se a ameaça não é genuína e seu parceiro não está fazendo nada para provocar esse sentimento.

Mesmo o parceiro mais devotado pode se sentir magoado, exausto, ansioso e irritado quando eles não se acham confiáveis por parte do companheiro. Em última análise, eles podem se desiquilibrar, inclusive emocionalmente.

O que Pode Ajudar a Superar o Ciúme?

Há algumas coisas práticas e positivas que você pode fazer para superar seu ciúme. Mas se o que você faz não está melhorando ou está fora de controle, peça a um profissional da área de saúde para encaminhá-lo a um psicólogo ou psicoterapeuta. A pessoa pode seguir esse conselho:

1. Converse com seu parceiro sobre seus sentimentos sem culpa-lo. Deixe-o saber o que faz você se sentir preocupado e com ciúmes. Prepare o que você quer dizer, e fale com seu parceiro em um ambiente não ameaçador, neutro. Por exemplo, marque um encontro em um café ou restaurante. Você vai se sentir mais propenso a manter a calma.

2. Só porque você sente que há uma ameaça, isso não significa que ela seja verdadeira. Tente ver a situação objetivamente.

3. A incerteza faz uma parte dos relacionamentos. Você não pode, finalmente, controlar os sentimentos de alguém.

Como é que um Conselheiro ou Terapeuta pode me Ajudar?

Um psicoterapeuta pode ajudá-lo a resolver os seus sentimentos de ciúme. Ele irá auxiliá-lo a perceber a causa do seu ciúme e como lidar com ele no dia a dia.

Segundo especialistas conhecer a origem do problema não é suficiente para resolvê-lo completamente. Você precisa olhar para os atos desencadeantes comuns, isto é, por que você continua a sentir e agir dessa forma. Um psicólogo ou psicoterapeuta irá ajudá-lo a entender melhor isso.

Procure Ajuda

Procure Ajuda

Controlando o Ciúme

O seu ciúme tem estragado seu relacionamento à distância? Você está com ciúmes de cada pessoa na vida de seu cônjuge que veio antes de você? Você tem dificuldade em confiar em seu parceiro por causa de seu passado histórico de ser traído?

Se o ciúme estiver ameaçando o seu futuro, pergunte-se porque você está escolhendo esse comportamento. Todo mundo tem um jeito de estar no mundo.  E a sua maneira é de ser ciumenta, acusatória, monitorar e sufocar seu parceiro o tempo inteiro? Por que você está escolhendo isso?

Será que é porque você tem uma história de ser traído/a? Há uma expressão que diz: “O que eu temo, eu posso criar”. Você está testando o seu parceiro até que ele acabe finalmente falhando? Se você tem medo de que alguém vai te trair, você vai tentar colocá-lo em um ponto onde ninguém pode chamar a sua atenção?

Imagine se alguém tratou o seu parceiro com dignidade e respeito, não contestou a sua integridade a cada minuto toda hora, vivendo uma relação na verdade pacífica e harmoniosa. Estas são as coisas que realmente importam. Você precisa se preocupar com o que você está criando.

Pergunte a si mesmo: Você não será responsável pelas relações anteriores em que foi traído/a? Será que você afastou seus parceiros anteriores com seu comportamento ciumento?

O ciúme é uma necessidade mal disfarçada de poder e controle. Pessoas invejosas e ciumentas são tirânicas, controladoras, dominadoras e completamente insensíveis ao impacto de suas ações sobre o seu parceiro.

Você está recebendo um choque ao perceber isso? É a recompensa que por manter o seu parceiro completamente sob seu controle.

Escolha respeitar o seu parceiro e fazer algumas opções diferentes. Você tem mais poder com seu amor, respeito, personalidade e magnetismo do que quando você quer controlar seu parceiro/a. Você não pode fazê-lo voltar para casa, mas você pode fazer com que ele queira voltar para casa.

Conselhos Para os Parceiros de Pessoas Ciumentas:

Você deve ensinar as pessoas como tratá-lo bem. Elas podem estar arrumando situações para você ficar com ciúmes delas? Elas ficam no controle, e você tenta tranquilizá-las, ao atender ao telefone para informar sobre seu paradeiro inúmeras vezes durante o dia?

Se ele / ela te chama 10 vezes para verificar se você está atendendo ao telefone para obter informação ao seu respeito, então é melhor desligá-lo/a. Esse comportamento irá parar de reforçar esse tipo de comportamento.

As pessoas que não têm nada a esconder, não escondem nada. Respeite o seu parceiro o suficiente para que ele / ela saiba e tenha confiança onde você esteve, quando você vai estar de volta, e o que você estava fazendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Auto-Ajuda

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.