Mensagens Sobre Fraternidade Para Usar Durante A Vida

O Que Diferencia Uma Pessoa Fraterna de Uma Não Fraterna

Você provavelmente já ouviu alguém falar em um momento de sua vida: Como “fulano” costuma ser fraterno com as pessoas a sua volta. Mas o que será que essa pessoa possui de diferente, daquelas que são consideradas não fraternas?

Fraternidade

Fraternidade

Muito simples de responder: ao indivíduo que pratica a fraternidade está sempre preocupado com seu próximo ou semelham-te e nesse aspecto, não pode haver egoísmo dentro de seu coração.

Já a pessoa conhecida por não ser fraterna, normalmente só se preocupa com ela e com seus amigos e familiares, ignorando que o mundo é muito maior que seu lar, pois envolve a todas as pessoas que conhecemos ou não, e que podem estar precisando de nossa ajuda naquele exato momento.

Fraternidades Como Organizações

“Seja generoso e fraterno, mas não somente com aqueles que te são caros, mas principalmente com aqueles que não são teus amigos” (Salete Dias)

“Existem muitos atributos que os diversos tipos fraternidades podem ou não ter, dependendo da sua estrutura e da finalidade”.

“As fraternidades podem ter diferentes graus de sigilo, alguma forma de iniciação ou cerimônia que marca a admissão da pessoa, além de seus códigos formais de comportamento e procedimentos disciplinares”.

Definição de Fraternidade

Embora a palavra fraternidade às vezes tenha um significado de uma organização formal ou diferente de outras, e até em alguns casos possa assumir o significado de “uma sociedade secreta”.

Por definição “a fraternidade é uma sociedade organizada de homens associados juntos em um ambiente de companheirismo dedicado ao desenvolvimento intelectual, físico e social de seus membros”.

Ou seja, a fraternidade é formada por um grupo de pessoas com os mesmos ideais, que são basicamente ajudar uns aos outros, ou aqueles que estão ao seu redor.

Tipos de Fraternidades

“A única verdadeira distinção entre a fraternidade e qualquer outra forma de organização social é a implicação de que os membros podem associar-se livremente de igual para igual com um propósito mutuamente benéfico, e não por causa de uma obrigação religiosa, governamental, comercial ou familiar”.

“As fraternidades podem ser organizadas para muitas finalidades, incluindo a educação universitária, as habilidades de trabalho, ética, etnia, religião, política, caridade, cavalheirismo, outros padrões de conduta pessoal, o ascetismo, o serviço, artes cênicas, o comando da família e do território”.

Existe quase sempre um fim explícito de apoio mútuo em todas elas que envolvem seus participantes em uma obrigação de respeita-las, e em alguns casos até servi-las, como membros participantes que são.

“Em muitas fraternidades, em especial as religiosas, estão limitadas a adesão do sexo masculino ou do feminino em separados, mas este não é sempre o caso, e existem fraternidades totalmente mistas”.

Mas Como Saber Se Eu Sou Fraterno?

A fraternidade pressupõe algumas qualidades muito importantes que a pessoa deve ter para que possa realmente ser identificada como alguém fraternal para com o próximo. Vejamos agora quais são essa qualidades:

1. A pessoa fraterna está sempre preocupada com seus amigos irmãos e familiares, muito mais do que com ela própria, por isso tem sempre pouco tempo para si, pois na maioria das vezes, está preocupada em exercer algum tipo de trabalho voluntário que possa realmente ajudar ao seu próximo ou semelhante. Esse comportamento nada tem a ver com religião.

É claro que todas elas ou a grande maioria prega a fraternidade como base das ações de seus fieis, mas um indivíduo pode ser fraternal apenas por possuir essa qualidade já desenvolvida em seu ser, e não por adepto a esta ou aquela filiação religiosa.

2. A fraternidade enquanto compreensão e ajuda ao semelhante.

Se você é do tipo de pessoa que não suporta ver nenhum, tipo de injustiça ou alguém maltratando o outro, que não se conforma com as desigualdades sociais e que tenta ajudar sempre que possível, se você está muito mais preocupado com os problemas das pessoas e do mundo do que com os seus próprios, pode se considerar uma pessoa fraterna.

Saiba Mais

Saiba Mais

As Desigualdades Sociais e o Sentimento de Fraternidade

Não há dúvida alguma de que as desigualdades sociais, que levam um grande contingente de pessoas ao sofrimento, despertando-nos mais sensíveis o sentimento da fraternidade.

A vontade de auxiliar aqueles que são menos dotados de poder aquisitivo e que às vezes padecem até de doenças que poderiam ser curadas se tivessem ajuda de alguém esta muito presente no coração dessas pessoas fraternas.

O indivíduo que enxerga a fraternidade como fonte de sua própria vida reconhece em qualquer pessoa, um amigo em potencial que ele estará sempre disposto a ajudar. Não há lugar para o egoísmo dentro do coração dessa pessoa.

Grandes personalidades da humanidade são reconhecidas por abdicarem de uma vida social e familiar, para se dedicarem a alguma causa humanitária, praticando a fraternidade em toda a essência da palavra.

São pessoas que já nasceram com o dom de ajudar o próximo, de ser fraterno com os menos favorecidos e de espalhar sua fraternidade para os outros por todos os lugares por onde eles passaram.

http://www.youtube.com/watch?v=oHI7yqSWiso

Como Praticar A Fraternidade?

Apesar de a grande maioria das pessoas ainda ter dúvidas sobre como podem praticar a fraternidade, ai vai uma dica muito simples: sempre que houver alguém em estado precário ou de necessidade, esta será uma boa ocasião de praticar a fraternidade.

Ser fraterno é ver o próximo com um irmão seu que poderia estar precisando de sua ajuda naquele momento.

Ser fraternal é não se importar com as opiniões dos outros ou se sentir ridículo porque esta fazendo um ato fraterno com o próximo. Provavelmente existirão muitas críticas ao indivíduo que se dispõe a ser um servo da fraternidade.

Por isso essa pessoa deve estar preparada para seguir com suas ações independentes do que possam vir a dizer-lhes o que não compreendem ainda a felicidade interna que a fraternidade pode proporcionar a qualquer ser humano que a pratique.

Frases Sobre Fraternidade

“Não se importe com a opinião dos outros. Siga em frente seu caminho e prossiga distribuindo fraternidade por onde quere que passe”.

“A vida para uma pessoa fraterna sempre será repleta de amor e felicidade intima, pois sempre haverá alguém no universo agradecido pela caridade recebida”.

“Viver feliz requer um grande senso de fraternidade, pois só percebendo o próximo como amigo ou irmão seremos capazes de ter esse mesmo sentimento sempre voltado para nós”.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.